14 maio, 2010

160 milhões de euros para a Região Demarcada do Douro

Parque de ciência e tecnologia do IPB e da UTAD pode beneficiar com investimento
A região do Douro vai receber 160 milhões de euros, para investir no Turismo, centros escolares e requalificação urbana, além da rede de competitividade Douro Alliance, o novo hospital de Lamego e o parque da Ciência e Tecnologia.

Os fundos são atribuídos pelo programa ON.2 O Novo Norte, através de fundos comunitários. A informação foi avançada pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Carlos Laje enumera os projectos em vista e os custos que, somados, atingem os 160 milhões de euros: “no que diz respeito ao sistema escolar da Região Demarcada do Douro, está em execução um conjunto de investimentos, financiados pelo programa operacional regional, de 20 milhões de euros. No que respeita à regeneração e reabilitação urbana, para os centros urbanos dos 19 municípios [da região demarcada], estão já afectados 45 milhões de euros”. A este valor acresce o da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação, a Douro Aliance, de 12 milhões de euros, e a construção do hospital de proximidade de Lamego que conta com um investimento de 20 milhões de euros comunitários. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança representa ainda um investimento de 10 a 15 milhões de euros, se aprovado. “Tudo isto somado representa 160 milhões de euros”, explicou o responsável.
Carlos Lage espera ainda que o turismo permita suavizar os números do desemprego na região. De salientar que as dormidas no Norte aumentaram 12, 6 por cento entre Março de 2009 e Março deste ano e que no período entre 2005 e 2009 a zona registou o maior crescimento médio de dormidas do país, com 5,7 por cento ao ano.
Publicado em 'RBA'.

Sem comentários:

Enviar um comentário