03 maio, 2010

Terra Mater promove língua e cultura mirandesa

Unidade museológica pretende ser um espaço vivo aberto ao exterior e ao público
Um conceito museológico diferente, é assim que a que FRAUGA, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, concelho Mirando do Douro, define o novo Ecomuseu Terra Mater.
“O projecto é dinâmico e evolutivo. Este conceito de museu pretende ser um espaço vivo e não fechado dentro de quatro paredes” avançou à RBA, Jorge Lourenço, presidente da FRAUGA.

O enfoque da unidade está centrado na conservação e valorização do património cultural com destaque para a língua mirandesa, e a biodiversidade para a qual esta em avançado estado de conservação algumas espécies naturais e práticas que se foram perdendo como é o caso do cultivo do linho e outras actividades rurais da zona raiana.
O Ecomuseu é um centro interpretativo, localizado no núcleo histórico de Picote, com quatro painéis explicativos dos elementos naturais inspiradores das actividades programadas: terra, ar, água e fogo.
As actividades da unidade museológica têm como pólo dinamizador o núcleo antigo da aldeia de Picote, o qual foi requalificado nos últimos dois anos com intervenções que recuperaram fontes, substituíram as linhas aéreas de electricidades por cabos subterrâneos, mobiliário urbano como a iluminação pública e reabilitaram o edifício sede da FRAUGA.
Os elementos naturais são um convite à descoberta das práticas de uma região única, onde prevalecem elementos característicos como é caso dos antigos moinhos ou os ancestrais sistemas de rega.
O projecto contou com apoios financeiros de programas como o AGRIS e o ON2, e parcerias de diversas instituições, desde a EDP, Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Câmara de Miranda do Douro, Instituto Politécnico de Bragança. Situado em pleno Planalto Mirandês, o Ecomuseu "Terra Mater" pretende abranger uma região que, na Idade Média, se estendia de Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta) até Outeiro (Bragança), integrando na zona intermédia Parque Natural do Douro Internacional.

Publicado em 'RBA'.

Sem comentários:

Enviar um comentário