26 maio, 2011

Ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano abre XXI Encontro da AULP

6 a 9 de Junho em Bragança
A cerimónia de abertura conta com a presença do Ex-Presidente de Moçambique Joaquim Chissano, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, Secretário de Estado do Ensino Superior, Manuel Heitor, Presidente e Vice-Presidente da AULP, Clélio Diniz Campolina e João Guerreiro, Director-Geral do Ensino superior, António Morão Dias, Director-Geral da CPLP, Hélder Vaz, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e Presidente e Vice-Presidente do CRUP, António Manuel Bensabat Rendas e José Carlos Marques dos Santos.

Este Tema será distribuído por várias sessões dedicadas às oportunidades de cooperação na área da investigação científica, aos modelos de financiamento das iniciativas em consórcio, ao fomento da mobilidade, ao reconhecimento de graus conjuntos e, ainda, à possibilidade de estruturar uma bolsa de estágios em ambientes profissionais no espaço da lusofonia.

Paralelamente ao Encontro, estão previstas actividades de índole cultural nomeadamente o lançamento de duas edições que assinalarão o Encontro.
Publicado em 'Diário de Trás-os-Montes'.

2 comentários:

  1. Joaquim Chissano presente

    Bragança recebe XXI encontro da AULP

    A cidade de Bragança recebe na próxima semana o encontro anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que, há 21 anos, junta académicos e investigadores para discutirem temáticas ligadas à lusofonia, anunciou hoje a organização.

    A cerimónia de abertura contará, na segunda-feira, com a presença do ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e do ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, entre outras personalidades, de acordo com informação disponibilizada pela assessoria da organização.

    O tema do encontro, que decorre durante quatro dias, será «novas formas de cooperação: espaços de convergência nos países lusófonos», debatido em várias sessões dedicadas às «oportunidades de cooperação na área da investigação científica, aos modelos de financiamento das iniciativas em consórcio e ao fomento da mobilidade».

    Lusa, 2011-06-02

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Chissano em Bragança
    O Instituto Politécnico de Bragança recebe a partir de hoje e durante toda a semana o XXI Encontro Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).É a primeira vez que este encontro se realiza num politécnico e o presidente quer fazer dele o maior de sempre. Pelo menos em número de participantes já está a ganhar.“Temos 440 inscritos e a sua grande maioria são reitores, vice-reitores, presidentes, vice-presidentes de instituições de ensino superior” refere Sobrinho Teixeira acrescentando que “vamos ter aqui 50 pessoas de Angola, 90 do Brasil, 30 de Moçambique, 15 de Cabo Verde, 18 de Macau e com menor expressão teremos Timor, Guiné e São Tomé e Príncipe”. “Novas formas de cooperação: espaços de convergência nos países lusófonos” é o tema deste encontro e que deverá até contar com a presença do ex-presidente da república de Moçambique, Joaquim Chissano. Paralelamente, vai decorrer também uma Feira de Cooperação do Ensino Superior de Língua Portuguesa.“Já estão mais de 50 stands alugados para que as diversas instituições de ensino superior do espaço da lusofonia venham demonstrar as suas capacidades formativas e de investigação” refere.

    Este encontro só voltará a realizar-se em Portugal dentro de sete anos.
    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar