Os empresários do Sector do Turismo e Gastronomia da Região do Nordeste Transmontano receberam com agrado a disponibilidade do IPB em colocar os saberes da instituição, na investigação e materialização das ideias que vão surgindo nestes sectores.
A Tarde empresarial do Concelho de Mirandela, em paralelo com o Dia Aberto do IPB aos Empresários, decorreu em Mirandela. Para Artur Aragão, da Casa Aragão de Alfandega da Fé, é preciso agitar o mercado, inovando e chamando a atenção de potenciais clientes. A ajuda que o IPB pode dar na área da investigação é muito bem-vinda.Claro que é importante. A nível nacional, as grandes universidades têm sempre um grande centro de investigação”, lembra.
A região tem potencialidades únicas e que não estão a ser devidamente aproveitadas. A ideia é defendida por João Paulo Carlão, do restaurante Flor de Sal em Mirandela. “Temos aqui um diamante em bruto que tem todas as possibilidades de o lapidar. Temos produtos, gente, gastronomia, artesanato, paisagem. Temos é que unir esforços entre todos”, sublinha.
A criação de um Centro de Estudos foi proposta por Vítor Pereira, da Conteúdos Chave. Uma ferramenta importante no sector do turismo e gastronomia, pois é essencial conhecer o público-alvo e saber onde está.“Onde descobrir públicos, onde descobrir clientes. Não faz sentido andar a vender carne certificada e andar a promovê-la a vegetarianos. Temos de saber quais são os públicos”.
Mas, para Rui Paducho, empresário da restauração em Valpaços, na região ainda é preciso fazer tudo para se tornar num pólo atractivo para turistas de um estrato social mais elevado “Hoje em dia não existe turismo nenhum. Qualquer pessoa que vem a Trás-os-Montes é porque já tem alguma afinidade com alguém. Quem vem no autocarro até trás o seu farnel. Não tem poder de compra”.
Opiniões de empresários que ontem estiveram à conversa com professores e dirigentes do IPB, numa tentativa de conjugação de ideias e saberes para a obtenção de estratégias de mercado e produtos que possam impulsionar o turismo e a gastronomia do concelho de Mirandela, bem como de toda a região do Nordeste Transmontano.
No final deste encontro com empresários, em Mirandela, Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, salienta a necessidade de criar o hábito de procurar ajuda junto da instituição. O IPB pode criar respostas de inovação no sector do turismo e gastronomia. O Centro de Estudos pode dar essa ajuda. “Surgiram algumas ideias e uma perspectiva de que haja no futuro mais interacção”, garante. Sobrinho Teixeira destaca ainda o surgimento de uma Plataforma de Turismo, tendo o Nerba como principal interlocutor. “ Para haver um interlocutor e para termos esta perspectiva de que os empresários têm de estar unidos e ter uma oferta com alguma expressão.”
Ficou ainda agendada uma reunião entre docentes da ESACT de Mirandela e Associação de produtores de alheira certificada de Mirandela, para procurar soluções que melhorem e impulsionem este sector.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
A Tarde empresarial do Concelho de Mirandela, em paralelo com o Dia Aberto do IPB aos Empresários, decorreu em Mirandela. Para Artur Aragão, da Casa Aragão de Alfandega da Fé, é preciso agitar o mercado, inovando e chamando a atenção de potenciais clientes. A ajuda que o IPB pode dar na área da investigação é muito bem-vinda.Claro que é importante. A nível nacional, as grandes universidades têm sempre um grande centro de investigação”, lembra.
A região tem potencialidades únicas e que não estão a ser devidamente aproveitadas. A ideia é defendida por João Paulo Carlão, do restaurante Flor de Sal em Mirandela. “Temos aqui um diamante em bruto que tem todas as possibilidades de o lapidar. Temos produtos, gente, gastronomia, artesanato, paisagem. Temos é que unir esforços entre todos”, sublinha.
A criação de um Centro de Estudos foi proposta por Vítor Pereira, da Conteúdos Chave. Uma ferramenta importante no sector do turismo e gastronomia, pois é essencial conhecer o público-alvo e saber onde está.“Onde descobrir públicos, onde descobrir clientes. Não faz sentido andar a vender carne certificada e andar a promovê-la a vegetarianos. Temos de saber quais são os públicos”.
Mas, para Rui Paducho, empresário da restauração em Valpaços, na região ainda é preciso fazer tudo para se tornar num pólo atractivo para turistas de um estrato social mais elevado “Hoje em dia não existe turismo nenhum. Qualquer pessoa que vem a Trás-os-Montes é porque já tem alguma afinidade com alguém. Quem vem no autocarro até trás o seu farnel. Não tem poder de compra”.
Opiniões de empresários que ontem estiveram à conversa com professores e dirigentes do IPB, numa tentativa de conjugação de ideias e saberes para a obtenção de estratégias de mercado e produtos que possam impulsionar o turismo e a gastronomia do concelho de Mirandela, bem como de toda a região do Nordeste Transmontano.
No final deste encontro com empresários, em Mirandela, Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, salienta a necessidade de criar o hábito de procurar ajuda junto da instituição. O IPB pode criar respostas de inovação no sector do turismo e gastronomia. O Centro de Estudos pode dar essa ajuda. “Surgiram algumas ideias e uma perspectiva de que haja no futuro mais interacção”, garante. Sobrinho Teixeira destaca ainda o surgimento de uma Plataforma de Turismo, tendo o Nerba como principal interlocutor. “ Para haver um interlocutor e para termos esta perspectiva de que os empresários têm de estar unidos e ter uma oferta com alguma expressão.”
Ficou ainda agendada uma reunião entre docentes da ESACT de Mirandela e Associação de produtores de alheira certificada de Mirandela, para procurar soluções que melhorem e impulsionem este sector.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
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