09 fevereiro, 2012

Gabinete de empreendedorismo do IPB já ajudou a criar 15 empresas

Em três anos de funcionamento, o Gabinete de Empreendedorismo do IPB já ajudou a criar 15 empresas.
São projectos apresentados por alunos finalistas ou ex-alunos da instituição de ensino aos quais o gabinete presta apoio na constituição e durante os primeiros meses de actividade. O coordenador do gabinete faz, por isso, um balanço positivo.
“Em três anos constituímos 15 empresas e temos agora mais duas para constituir, que se traduz em 51 postos de trabalho” revela, salientando que “isto é mais numa vertente de fomento ao empreendedorismo mas além disso temos outros objectivos que é o fomento à cultura empreendedora. Temos levado a cabo várias acções de formação quer para o IPB quer para o exterior em conteúdos relacionados com a criação de negócios e também temos estado envolvidos em projectos com os quais já conseguimos um retorno de 126 mil euros”.
José Adriano salienta que as áreas em que têm vindo a ser criadas as empresas são muito diversificadas. “Temos empresas a cobrir várias áreas disciplinares como é o caso de empresas de organização de eventos da Escola de Educação, empresas de gestão agrícola da Escola Agrária e até na área da saúde” afirma, salientando que “a empresa mais bem sucedida é a OldCare que é uma empresa da área da Gerontologia”.
Este serviço foi criado para ajudar exclusivamente os alunos a criar o próprio negócio.

Uma filosofia que vai ser mantida pois “nem faz sentido de outra forma. Há outros serviços na cidade a fazerem isso” afirma José Adriano. “Este é um serviço de valor acrescentando para o IPB pois vai ao encontro do que são as orientações do Ministério do Ensino Superior. Para além do apoio que damos na fase da criação das empresas continuamos com esse apoio nas fases subsequentes, não os abandonamos” salienta. “As empresas conseguem emancipar-se, o que é bom, mas depois continuam a vir ter connosco” conclui.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário