11 março, 2016

Investigadora do IPB homenageada no livro "Mulheres na Ciência"


A investigadora do Instituto Politécnico de Bragança, Isabel Ferreira, faz parte do grupo de mais de cem mulheres cientistas portuguesas seleccionadas pela Ciência Viva para integrar o livro “Mulheres na Ciência”, apresentado no Dia da Mulher, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Cinco fotógrafos foram convidados pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, para retratarem as investigadoras em diversas áreas. Cada retrato faz-se acompanhar de uma citação da homenageada. A cientista brigantina, que integra também a lista dos cientistas mais citados no mundo, não esconde o orgulho que sente por ser homenageada nesta publicação.
"É um enorme orgulho e é um pouco aquilo que referi na minha frase publicada no livro, que vou tendo cada vez mais consciência de que fazer investigação é uma vontade partilhada. Cada vez temos mais apoios e mais reconhecimento e isso também nos motiva mais do que fazer um caminho isolado e desconhecido",referiu a investigadora à Brigantia. A publicação está também disponível online, no site da ciência viva. Apenas três das homenageadas são investigadoras de institutos politécnicos.
Isabel Ferreira foi distinguida na categoria de Química e Bioquímica e é a única investigadora do Instituto Politécnico de Bragança a constar na publicação “Mulheres na Ciência”. No ano em que comemora 20 anos de actividade, a Ciência Viva presta assim homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores em Portugal e cujo trabalho notável, segundo a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário