03 março, 2016

Museu da Língua Portuguesa deverá nascer em Bragança


Bragança deverá acolher um Museu da Língua Portuguesa. O projecto de criação deste espaço museológico está a ser elaborado e espera-se que obtenha financiamento de fundos comunitários. O espaço deve nascer nos antigos Silos da EPAC na cidade, que pertencem ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e serão cedidos para este efeito.
De acordo com o escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ernesto Rodrigues, que desde início esteve ligado à ideia, o nascimento desta iniciativa em Bragança a pedido de Adriano Moreira, o nascimento desta iniciativa em Bragança justifica-se “plenamente, por ser uma capital de distrito, que é terra de duas línguas. É a única no país cujo distrito tem duas línguas, e o mirandês sendo minoritária é também nacional”. O director do Centro de Literaturas e Cultura Lusófonas e Europeias considera que “haverá do lado de lá da fronteira um interesse, que irá para além do turismo, que permitirá trabalhar questões da língua da cultura e da literatura”.
De acordo com o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, a empreitada está para já orçada em 3,5 milhões de euros, não estando ainda o projecto fechado. O autarca entende que este é um “equipamento de grande relevância para a região, para a cidade e para o país” e que será “um projecto de grandes dimensões”.
O projecto, tanto do ponto de vista científico como organizacional, já está pronto, estando o processo a ser gerido pela Associação Promotora do Museu, constituída, em Setembro de 2014, e que é composta por três entidades, a Academia de Ciências, IPB e a Câmara Municipal.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário