13 janeiro, 2007

Bragança ganha alunos e perde docentes

De 2005 para 2006, o número de estudantes matriculado no Instituto Politécnico de Bragança praticamente dobrou: “Fomos talvez o politécnico que mais cresceu a nível nacional, passámos de 1050 alunos pra 2000”, contou ao DN José Sobrinho Teixeira, presidente da instituição. Mesmo assim, admitiu, “irá haver uma quebra” ao nível do pessoal docente.
A explicação, diz, assemta no facto de o acréscimo de alunos não se traduzir de imediato em mais verbas: “Quando o plafond foi atribuído, as instituições ainda não sabiam quantos alunos teriam”, explica. “Só para o ano é que o aumento terá reflexos”. Por outro lado, os efeitos da “redução do Orçamento de Estado” são imediatos e houve “um esforço” da instituição par racionalizar meios: “O esforço que o país está a fazer tem que ser transversal às instituições de Ensino Superior.
O Politécnico de Bragança é citado pela Fenprof como uma instituição que não deverá renovar os contratos a termo de 50 docentes. No entanto, Sobrinho Teixeira rejeita definir estes casos como despedimentos, explicando que se tratam de contratos, muitos deles envolvendo docentes formados na instituição, que “já eram feitos com o pressuposto de terem uma determinada duração”
O Presidente do Politécnico de Bragança admitiu no entanto que, entre estes casos e outros, relacionados com a “procura reduzida de alguns cursos pelos alunos”, existe o objectivo de fazer uma redução de pessoal. No entanto, assumiu como compromisso “não autorizar nenhum contrato novo sem que se esgotem os recursos existentes“|

Publicado no jornal 'Diário de Notícias' de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário