18 setembro, 2008

Adiados CET’s do IPB na UTAD de Miranda

Ainda não é este ano lectivo que vão arrancar os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) no pólo da UTAD em Miranda do Douro.

Depois do anúncio da universidade acerca da retirada dos cursos naquele pólo descentrado, o Instituto Politécnico de Bragança propôs leccionar ali um Curso de Especialização Tecnológica na área do serviço social.

Os contactos foram feitos com a UTAD e câmara de Miranda do Douro, mas até ao momento ainda não há resposta.

O IPB aguarda que a UTAD defina o futuro do pólo na cidade transmontana.

Mas uma coisa é certa. Este ano, os cursos já não vão começar.

“A UTAD estará a ponderar o que é melhor para consolidar o pólo em Miranda e nós mostramos abertura para ajudar” afirma o presidente do IPB. No entanto, “este ano já não será possível porque o CET teria de estar proposto e aprovado, por isso se for é só no próximo ano” acrescenta.

Sobrinho Teixeira, acrescenta que este ano houve mais procura em Torre de Moncorvo do que em Mogadouro, os dois concelhos onde o instituto lecciona este tipo de cursos, fora das cidades onde o IPB está implantado.

“Em Moncorvo tivemos mais procura e eu associo ao facto de os cursos já se terem iniciado lá no ano passado” afirma o responsável. “Em Mogadouro é mais recente e agora na segunda fase vamos apostar numa divulgação maior” acrescenta, sendo que para cada curso funcionar tem de haver um número mínimo de 15 alunos.

A maioria dos cursos será leccionada por docentes do IPB que se deslocam a Mogadouro e Torre de Moncorvo. As autarquias contribuem ainda ao nível logístico. “No caso de Moncorvo são professores da escola de Mirandela que se vão deslocar porque um dos cursos é de Promoção Turística e Cultural e ainda da Escola Agrária porque temos um CET de Vitivinicultura”, explica Sobrinho Teixeira. Já em Mogadouro, “são docentes da escola de Educação e aqui temos excelentes condições para o CET de desporto porque a câmara disponibilizou boas instalações e apetrechou com computadores uma sala para funcionar o CET de informática” acrescenta o presidente do IPB.

Ao todo, o politécnico disponibiliza 19 Cursos de Especialização Tecnológica.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário