29 setembro, 2008

IPB cria sistema para controlar captações de água em Bragança

telecontrolo.jpg Um sistema de telecontrolo desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança vai ser instalado em captações de água da câmara, na zona rural do concelho de Bragança.

O objectivo é fazer a gestão do recurso poupando energia e evitando desperdícios de água.

Trata-se de um sistema de rádio frequência que, alimentado a partir de energia solar, vai fazer a gestão da quantidade de água necessária para abastecer a população.

“É um sistema que verifica o nível de água no depósito e ordena a bombagem de água que a população necessita” explica Augusto Carvalho, docente do IPB que desenvolveu o sistema, acrescentando que “quando a água chega a um determinado nível no depósito, o sistema desliga”.

Além disso, o docente alerta que “mesmo que haja um problema na comunicação entre a unidade de monitorização e a bombagem, o sistema faz o enchimento de acordo com a média ou com base no valor do último enchimento”.

Já foi feita uma experiência piloto em Alfaião, que está a funcionar há dois meses.

Mas o sistema vai ser instalado em 30 captações num investimento total de 24 mil euros.
Para tal, foi assinado um protocolo entre a autarquia e o IPB.

Jorge Nunes, o presidente da câmara, entende que este sistema é vantajoso porque evita perdas que “podem ocorrer quando o sistema de controle é feito através de relógio, por exemplo” explicado que “o relógio pode estar programado para 12 horas de bombagem, mas se a população só precisar de oito, há um desperdício de água que é vazada do depósito”.

O IPB pondera agora registar a patente do sistema para que mais tarde possa ser produzido através do Parque de Ciência e Tecnologia de Bragança. “A patente não é só registada pelo instituto mas também pelos docentes, que ainda têm alguma inibição em se lançar no mundo da afirmação” refere o presidente Sobrinho Teixeira. “Mas o objectivo é esse e melhorar o processo para que no futuro surja uma empresa que o fabrique numa escala industrial” salienta.

Este processo de automatização foi iniciado há dois anos e deve ser concluído até ao final do ano.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário