Tornar o ensino das Ciências mais prático para cativar o interesse dos alunos é o objectivo da formação destinada a docentes, promovida pela Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), no âmbito do programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
No passado sábado, os 178 professores que participaram no programa concluíram os trabalhos desenvolvidos ao longo da formação e partilharam as experiências vividas nas salas de aula.
Esta iniciativa, que visa desenvolver boas práticas de ensino das ciências de base experimental e a melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo nesta área, envolveu cerca de 2.200 estudantes de todo o distrito.
“Pomos os alunos a manipular, a descobrir, a investigar, a comparar, bem como a aplicarem os conhecimentos que adquirem dentro da sala de aula”, realça a coordenadora do programa, Delmina Pires.
Na óptica da responsável, esta é uma boa medida para ajudar a combater o insucesso escolar. “As avaliações são claramente positivas, não só em termos dos conteúdos adquiridos, mas pela capacidade de os utilizar. Era ao nível da utilização dos conhecimentos que os nossos alunos demonstravam mais dificuldades”, constata Delmina Pires.
No próximo ano lectivo, o programa vai ter continuidade com dois novos temas de formação, nomeadamente a complexidade do corpo humano e a sustentabilidade da Terra.
Publicado no 'Jornal Nordeste'.
No passado sábado, os 178 professores que participaram no programa concluíram os trabalhos desenvolvidos ao longo da formação e partilharam as experiências vividas nas salas de aula.
Esta iniciativa, que visa desenvolver boas práticas de ensino das ciências de base experimental e a melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo nesta área, envolveu cerca de 2.200 estudantes de todo o distrito.
“Pomos os alunos a manipular, a descobrir, a investigar, a comparar, bem como a aplicarem os conhecimentos que adquirem dentro da sala de aula”, realça a coordenadora do programa, Delmina Pires.
Na óptica da responsável, esta é uma boa medida para ajudar a combater o insucesso escolar. “As avaliações são claramente positivas, não só em termos dos conteúdos adquiridos, mas pela capacidade de os utilizar. Era ao nível da utilização dos conhecimentos que os nossos alunos demonstravam mais dificuldades”, constata Delmina Pires.
No próximo ano lectivo, o programa vai ter continuidade com dois novos temas de formação, nomeadamente a complexidade do corpo humano e a sustentabilidade da Terra.
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