22 outubro, 2009

Jovens incentivados a fazer exercício físico

Professores e alunos do IPB vão leccionar aulas no âmbito do programa “Proactivos para todos” às escolas do Agrupamento Paulo Quintela
A Escola Superior de Educação (ESE) de Bragança e o Agrupamento de Escolas Paulo Quintela assinaram, na passada terça-feira, um protocolo de cooperação, no âmbito do Programa Proactivos, que visa promover a saúde dos jovens através da prática de exercício físico.
Trata-se de um programa destinado à prática de actividade física regular para crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos, com excesso de peso, que funciona nas instalações da ESSE, desde o ano lectivo 2007/08.
O ProActivos consiste na prática regular de actividade física e no acompanhamento geral de saúde, com o intuito de contribuir para a mudança de estilos de vida dos estudantes.
Este projecto tem, ainda, como objectivo a avaliação periódica (em Outubro, Fevereiro e Junho) das crianças e jovens que frequentem as sessões com regularidade, nomeadamente no que diz respeito às dimensões somáticas, perfil metabólico, níveis de actividade física, aptidão física e coordenação motora.
As actividades desenvolvidas são, essencialmente, de carácter lúdico/desportivo e decorrem todos os dias úteis da semana, ao fim da tarde, com sessões de uma hora. As sessões são de frequência livre, embora seja aconselhável que cada participante frequente, pelo menos, três sessões por semana.
Tendo em conta que a distância impossibilita a participação de alguns dos potenciais interessados, nomeadamente das crianças mais novas, as sessões passarão a ser realizadas nas instalações das Escolas do Ensino Básico, evitando a deslocação dos estudantes e facilitando o seu acesso ao programa. Por isso, o protocolo firmado entre estas duas entidades visa a implementação do programa “ProActivos para todos” nas instalações da Escola EB 2,3 Paulo Quintela, no ano lectivo de 2009/2010. As aulas são leccionadas por alunos e professores dos cursos de desporto da ESE.

Publicado no 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário