10 novembro, 2010

Estudantes do IPB vencem prémio Inovação

Concurso da Valorpneu destacou trabalho de alunas de Arte e Design
É mais um prémio, a nível nacional, para os estudantes e professores do Instituto Politécnico de Bragança. Desta feita, um grupo de duas alunas de Arte e Design, do 2º ano, e dois docentes da Escola Superior de Educação, venceram o Concurso Prémio Inovação Valorpneu 2010 com o trabalho “Labirinto”.

O objectivo do concurso visava o desenvolvimento de novas soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal, garantindo o incentivo e dando visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior.

Ana Arribas e Cátia Fernandes, alunas, acompanhadas por Carlos Costa e Jorge Morais, apresentaram um projecto que consiste na construção de um labirinto para um espaço público, reutilizando cerca de 650 pneus em fim de vida.

O Prémio Inovação Valorpneu 2010 tem o valor monetário de 7.500 Euros e contempla a atribuição de um estágio profissional para o seu vencedor.

Os trabalhos candidatos enquadram-se nas áreas de Engenharia, Arquitectura ou Design, sendo objectivo que apresentem soluções inovadoras que contribuam para a sustentabilidade económica e ambiental do sistema integrado de gestão de pneus usados (SGPU) gerido pela Valorpneu.

Os destinatários do Prémio Inovação Valorpneu 2010 são os estudantes do ensino superior nacional, universitário ou politécnico, de estabelecimentos públicos ou privados que tenham ou estejam a desenvolver trabalhos ao nível dos graus de Bacharelato, Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou Pós-graduação e, ainda, os jovens investigadores de outras entidades do sistema científico nacional público com, à data de finalização do trabalho de investigação, idade inferior a 35 anos.

A ValorPneu atribuiu o prémio à equipa do IPB que, irá receber o prémio numa cerimónia no Funchal.

Publicado em 'Mensageiro Bragança'.

1 comentário:

  1. Projecto que recicla pneus para criar espaço lúdico infantil venceu prémio

    IPB ganha prémio de inovação

    Duas alunas do 2º ano do curso de Arte e Design, Ana Arribas e Cátia Fernandes, com a colaboração de dois docentes, Carlos Costa e Jorge Morais, da Escola Superior de Educação de Bragança (ESE), venceram o Concurso Prémio Inovação Valorpneu 2010.

    O projecto vencedor, intitulado “Labirinto”, propõem a construção de um espaço de jogos e recreio para as crianças, utilizando os pneus usados. Esse material, que normalmente acaba por ir para ao lixo ou é queimado, poluindo o ambiente, seria reaproveitado, tratado e integrado no meio ambiente. “O projecto propõem que os pneus sejam pintados, adaptados e usados com outras estruturas, para a criar um parque infantil. Seria um local colorido e luminoso, com baloiços e pequenos labirintos, para as crianças brincarem e jogarem”, explicou Jorge Morais, professor do departamento de Artes Visuais da ESE, um dos docentes envolvidos no projecto vencedor.
    O “Labirinto” propôs a melhor solução a dar aos pneus velhos, entre os projectos propostos pelas dezenas de instituições de ensino opositoras ao concurso. “É uma ideia que tem em mente a sustentabilidade, porque se reutilizam e aproveitam os pneus, que na maioria das vezes representam uma dor de cabeça. Além disso, também é uma solução mais económica do que, normalmente, sucede com os parques infantis que existem no país”, acrescentou o docente.
    O projecto pode vir a ser posto em prática, mas para já ainda não está definido onde, nem como. A entrega de prémios terá lugar no dia 12 de Novembro no Funchal. Trata-se de um prémio de inovação “para desenvolver novas soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal, garantindo o incentivo e dando visibilidade ao trabalho de investigação realizado nos politécnicos e universidade”, divulgou fonte da Valorpneu. A primeira edição decorreu em 2009.
    O Prémio Inovação Valorpneu 2010 atribui uma quantia de 7.500 Euros e um estágio profissional ao vencedor. Havendo ainda lugar para duas menções honrosas, no valor de 2.500 Euros cada.
    Projecto propõe aproveitamento dos pneus para a criação um parque infantil
    Os trabalhos candidatos enquadram-se nas áreas de Engenharia, Arquitectura ou Design, e têm como objectivo apresentar soluções inovadoras que contribuam para a sustentabilidade económica e ambiental do sistema integrado de gestão de pneus usados (SGPU) gerido pela Valorpneu.
    Os destinatários do concurso são os estudantes do ensino superior nacional, universitário ou politécnico, de estabelecimentos públicos ou privados que tenham ou estejam a desenvolver trabalhos ao nível dos graus de Bacharelato, Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou Pós-graduação. A idade limite para concorrer é de 35 anos.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar