15 junho, 2012

Docente do IPB premiado em Congresso Internacional

É mais um prémio para os docentes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança.
Um docente ganhou o primeiro prémio de um concurso de posters no Congresso Internacional do Envelhecimento que se realizou no inicio deste mês em, Oeiras. Estavam a concurso cerca de uma centena de trabalhos nacionais estrangeiros, entre comunicações livres e posters.
A investigação prendia-se com um sistema de classificação de utentes para instituições que prestam cuidados de longa duração. O trabalho foi testado em lares de idosos portugueses e “serve para tentar perceber quem são os utentes que estão nos lares de idosos, que cuidados estão a receber, quantos recursos humanos são necessários para cuidar destas pessoas e quanto custa cada utente para a instituição”, explica o professor, Hélder Fernandes.
O docente salienta que este sistema pode revelar-se uma boa ferramenta de gestão para as instituições. “É necessário fazer uma avaliação global para perceber que utentes temos e concluir que profissionais a instituição tem de ter para poder cuidar deles”, afirma. Além disso “também ajuda as instituições a especializarem-se”.
De recordar que em Dezembro outro professor da mesma escola ganhou o prémio de jovem investigador no 3º Congresso de Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva na Áustria.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário