15 junho, 2012

Seminário mostra Etnobotânica

Apresentar à população os resultados de dois anos de investigação na área da flora na Terra de Miranda foi o objectivo do Seminário de Etnobotânica e Recursos Vegetais, que decorreu em Bragança.
Esta iniciativa resulta da parceria entre a Frauga (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote) e a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Na plateia professores do ensino secundário e do ensino superior, estudantes, técnicos de vários organismos ligados à Natureza, proprietários de pequenas empresas, antropólogos, e arqueólogos.
Para o presidente da Frauga, Jorge Lourenço, este trabalho pretende incentivar o retomar do cultivo de algumas plantas medicinais e gastronómicas, que se foi perdendo ao longo do tempo. O responsável garante que “o cultivo do linho e do açafrão já foi retomando no âmbito deste projecto”.
A professora do IPB, Ana Maria Carvalho, diz que “esta parceria permite registar os saberes e as práticas relacionais com o universo vegetal de Trás-os-Montes”. Admite que “daqui podem tirar-se ideias para aplicar esses conhecimentos nos dias de hoje, em empresas de produção comercialização de plantas aromáticas, por exemplo”. O projecto que irá culminar na edição de um catálogo e num livro de receitas de usos gastronómicos e medicinais, vai prolongar-se até 2013, através do apoio do Fundo EDP para a Biodiversidade.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário