15 abril, 2013

Associação de Estudantes Cabo-verdianos organizam I conferência para apoiar aos alunos africanos


A Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), promoveu a primeira Conferência de Dirigentes Associativos das Associações de Estudantes Cabo-verdianos em Portugal, onde estiveram representantes de cerca de nove cidades portuguesas.
Um dos membros da associação de estudantes Cabo-verdianos do IPB, Óscar Monteiro, afirmou que devido à crise há cortes nos apoios o que provoca que haja cada vez mais casos de desistência de alguns alunos, "há muitos alunos que foram expulsos das casas porque não tinham dinheiro para pagar, temos que evitar essas problemáticas, assim como dar o máximo de informação aos alunos que chegam a Portugal para estudar desta foram evitamos que desistam de estudar".
Óscar Monteiro referiu que o encontro serviu também para mostrar o sucesso da associação de estudantes dos africanos do IPB, "somos uma associação de sucesso porque ajudamos muito os alunos mais necessitados", acrescentando que "o futebol é o nosso cartão de visita, temos uma equipa que está bem classificada e foi uma forma de integração, queremos por isso dar esse exemplo aos nossos colegas que estudam noutros pontos do país".
O estudante salientou ainda que foi "apresentado a criação de uma plataforma informática para troca de informações entre embaixada, universidades e associações de estudantes de africanos, ou seja, vai haver um triângulo que permite às entidades responsáveis estarem sempre a par quer dos nossos sucessos quer das nossas dificuldades".
Preocupações dos alunos africanos debatidas na primeira conferencia de associações de estudantes africanos em Bragança onde juntou representantes de alunos de 9 cidades portuguesas e Embaixadora da República de Cabo Verde em Portugal.

Publicado em 'RBA'.

1 comentário:

  1. Encontro de Dirigentes das Associações de Estudantes Cabo-verdianos
    Bragança acolheu o I Encontro de Dirigentes das Associações de Estudantes Cabo-verdianos em Portugal, de 12 a 14 de abril, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, do Vereador, Dr. Hernâni Dias, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor Orlando Rodrigues, da Embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Dra. Maria Madalena Brito Neves, da responsável pela área do Ensino Superior do Serviço de Cooperação, Dra. Filomena Lopes, e do Presidente da Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico de Bragança, Sténio Pereira.
    Após a receção oficial, que decorreu nas instalações do Município de Bragança, teve lugar a abertura da I Conferência das Associações de Estudantes Cabo-verdianos em Portugal, que se realizou no Instituto Politécnico de Bragança, e durante a qual o Vereador da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias, recordou que Associação de Estudantes Africanos dispõe de uma Sede própria, cujo espaço foi cedido pelo Município de Bragança. A Autarquia apoia também “a equipa de futebol da Associação de Estudantes Africanos. A sua constituição demonstra bem que se trata de uma comunidade de alunos respeitada, respeitadora e bem integrada”.
    CM Bragança

    ResponderEliminar