05 abril, 2013

Projetos de investigação em Montesinho e no Douro Internacional


As áreas protegidas de Montesinho e do Douro Internacional são também alvo de investigações no âmbito da biodiversidade, por parte do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Este ano, arrancou o projeto “IND_ CHANGE - Ferramentas de modelação baseadas em indicadores para prever alterações na paisagem e promover a aplicação da investigação sócioecológica na gestão adaptativa do território”, que inclui um componente sobre efeitos causados pela alteração das paisagens na biodiversidade. Com término em 2015, o projeto vai debruçar-se sobre o Parque Natural de Montesinho, uma das áreas de estudo.
Este ano, Maria Alice Pinto, do Centro de Investigação de Montanha, deverá apresentar as conclusões do estudo sobre “padrões e processos de variação (neutral e adaptativa) na zona de hibridação da abelha da Península Ibérica”, que aborda a diversidade genética e a sua explicação evolutiva.
Em 2012, findaram os projetos de “Conservação e valorização da flora endémica ameaçada em Portugal Pólo” e “Cultibos, yerbas i saberes: biodiversidade, sustentabilidade e dinâmica em tierras de Miranda”.
De referir ainda que o IPB já teve em curso estudos para avaliar o efeito de empreendimentos hidroelétricos na qualidade dos sistemas aquáticos de várias bacias, bem como projetos de inventariação e conservação da flora e vegetação autóctones.

Publicado em 'Repórter do Marão'.

Sem comentários:

Enviar um comentário