03 abril, 2013

Nova ação de promoção externa do Brigantia Ecopark


No dia 1 de abril, teve lugar, na sede do grupo EDP em Lisboa, a segunda ação de promoção do PCT-TMAD (Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro) Brigantia Ecopark, dirigida às grandes empresas, tendo em vista a captação de investimentos em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação nos domínios temáticas de Eco construção, da Energia, do Ambiente e outras áreas de interesse para o desenvolvimento da visão do Brigantia Ecopark.
A missão do Brigantia-Ecopark foi constituída pelo Presidente de Câmara Municipal da Bragança, António Jorge Nunes, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira, e pelo diretor executivo, Paulo Piloto, tendo sido recebida pelo Diretor-Geral EDP Inovação, António Vidigal e pelo Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres.
Nesta missão foi dado a conhecer o projeto e a obra do polo Brigantia EcoPark do PCT-TMAD, tendo em vista uma possível parceria com a EDP. A apresentação focou a visão, os objetivos, os destinatários e a tipologia de empresas a acolher. Fez-se ainda referência ao ambiente do projeto inserido no conceito Eco e na economia do conhecimento, ao suporte do sistema científico e tecnológico e à integração numa rede de competências associadas à rede PortusPark, aos recursos humanos altamente qualificados, à localização em região de convergência com taxas de financiamento elevadas no âmbito dos apoios comunitários ao investimento, ao sistema muito favorável para projetos de R+D+I (SIFIDE), à centralidade ibérica e proximidade do Brigantia Ecopark dos centros de produção de eletricidade (centrais hidrelétricas e parques eólicos).
Os dirigentes do grupo EDP apreciaram a iniciativa e aceitaram ponderar a geminação da incubadora EDP com a incubadora do Brigantia-Ecopark e desenvolver alguns projetos nas áreas das energias renováveis e redes inteligentes, utilizando a infraestrutura do PCT-TMAD Brigantia-Ecopark e do IPB para o desenvolvimento de projetos I+D. Estes dirigentes demonstraram ainda particular vontade em apresentar uma lista de temas de investigação aplicada a desenvolver por alunos e investigadores do IPB.

Publicado em 'CM-Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário