09 abril, 2013

Biourb

Curso intensivo de 100 horas já arrancou no IPB e é dirigido aos profissionais interessados


Exibido em 'LocalvisãoTV'.

2 comentários:

  1. Município de Bragança promove curso “Biourb”
    Já começou, no dia 5 de abril, o curso “Biourb - Diversidade Bioconstrutiva e Construção Bioclimática”, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, e que conta com 90 participantes.
    A sessão de abertura, que teve lugar no Auditório da Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, contou com a presença do Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias, que destacou a importância da construção sustentável para a região e para a própria cidade.
    “Bragança é uma eco-cidade, que assenta em quatro pilares: Eco-Turismo, Eco-Energia, Eco-Produtos e Eco-Construção. Atualmente, o Município de Bragança tem em curso dois projetos inovadores na área da construção: a reconversão do Forte São João de Deus, que integrará um parque fotovoltaico, que permitirá produzir eletricidade corresponderá a cerca de 50 por cento do consumo de energia nas instalações municipais, uma cobertura verde, aproveitamento das águas pluviais, e o Brigantia EcoPark”, explicou o Vereador da Câmara Municipal de Bragança.
    O curso conta com uma carga horária de 100 horas, decorre até ao dia 27 de abril, sendo que os vários módulos serão lecionados por especialistas de diversas áreas de Portugal e Espanha, pretendendo-se que os formandos conheçam melhor as potencialidades do clima da região, as soluções bioconstrutivas existentes na região transfronteiriça, de modo a adquirirem competências para a tomada de decisões de conservação e reabilitação com vista à valorização do património cultural e à sustentabilidade do edificado.
    Recorde-se que o este curso está integrado no projeto “BIOURB”, liderado pela EREN (Ente Regional de la Energía de Castilla y León ) e que envolve os Municípios de Bragança e de Mogadouro, o Ayuntamiento de Trabanca, o Instituto Politécnico de Bragança, a Fundação CIDAUT e o Instituto de la Construcción de Castilla Y León. Estando integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), o Biourb é cofinanciado pelo FEDER em 75 por cento.

    em CM Bragança

    ResponderEliminar
  2. Curso lança novos desafios na área da construção
    Aliar os materiais modernos aos tradicionais na reabilitação de habitações.
    Este é o desafio lançado pelo curso BIOURB - Diversidade Bioconstrutiva e Construção Bioclimática, desenvolvido durante este mês pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Bragança.Débora Ferreira, Professora da ESTIG, garante que os materiais usados neste tipo de construção proporcionam conforto às habitações.A Câmara Municipal de Bragança é parceira neste projecto. O vereador do Urbanismo, Hernâni Dias, diz que é necessário tornar a construção mais sustentável na região.

    Este curso conta com cerca de 90 alunos.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar