30 outubro, 2013

Praxe Solidária a favor de cinco instituições de Bragança

Os estudantes da Escola Superior Agrária de Bragança vão mais um ano fazer da praxe um momento solidário com a recolha de alimentos e vestuário para doar a cinco instituições de Bragança, anunciou hoje a organização.
A iniciativa é da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que nos últimos anos tem transformado a receção ao caloiro em festa e solidariedade.
A Praxe Solidária decorre este ano durante todo o dia de quarta-feira com peditórios nos hipermercados e porta-a-porta na cidade e um arraial, divulgaram hoje os promotores, em comunicado.
Os caloiros vão fazer durante o dia o peditório e à noite participam no arraial solidário, no hangar da escola, em que toda a comunidade académica é convidada a levar um alimento ou peça de roupa para doar.
O resultado da iniciativa reverte e para as instituições de solidariedade social das aldeias de Babe, Baçal, França, Espinhosela e Santa Comba de Rossas, no concelho de Bragança.
Este ano, os caloiros da Agrária realizam ainda a Praxe do Voluntariado, disponibilizando-se para durante o dia de quinta-feira ajudarem em instituições da cidade de Bragança como os centros paroquiais do Santo Condestável e Santos Mártires, Obra Social Padre Miguel e Fundação Betânia.
A Praxe Solidária, que se tornou uma tradição na Escola Superior Agrária de Bragança, bateu no ano passado o recorde de doações, com mais de uma tonelada de alimentos recolhidos pelos estudantes.
Com esta iniciativa, a Associação de Estudantes pretende fazer das praxes, que marcam a receção aos caloiros, um momento de inserção, mas também de partilha com a comunidade local, "dando algo de útil à sociedade".
A Escola Superior Agrária é entre as cinco do Instituto Politécnico de Bragança a que menos alunos tem, mas a associação quer mostrar que, mesmo sendo poucos, podem fazer alguma coisa.

Publicado em 'Notícias do Nordeste'.

1 comentário:

  1. Estudantes recolhem alimentos para entregar a instituições
    A Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Bragança acredita que vai conseguir angariar mais de uma tonelada de alimentos na edição deste ano da Praxe Solidária. A recolha decorreu ontem nos principais supermercados da cidade os alimentos vão reverter a favor de instituições sociais do concelho.A vice-presidente da associação de estudantes mostra-se confiante no sucesso da iniciativa.“Apesar da crise nós esperamos que as pessoas continuem a contribuir porque acho que sentem ainda mais as necessidades dos outros”, refere Sílvia Martinho, acrescentando que “nós estamos a fazer tudo para tentar angariar mais do que uma tonelada, mas se conseguirmos o mesmo do ano passado já é bom”. Quem contribuiu considera que em tempos difíceis como os de agora é importante ajudar quem mais precisa.“Hoje em dia muita gente precisa e se todos contribuirmos um bocadinho não custa nada”, considera Mónica Ramos. “Numa altura destas toda a gente precisa por isso acho que devo colaborar” refere Júlio Barros. Já Iva Ferreira, que está desempregada, diz que “ainda posso contribuir um bocadinho para ajudar quem quer que seja”. Também Ramiro Pires afirma que “gosto de ajudar sempre que posso, é pouco mas é de boa vontade”.

    Os alimentos angariados vão ser distribuídos aos Centros Sociais de Babe, Baçal, França, Espinhosela e Santa Comba de Rossas no próximo mês.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar