16 janeiro, 2015

Boliviano veio rezar ao espaço inter-religioso do Politécnico


 Depois da visita de três estudantes alemãs a Bragança, a comunidade de Taizé voltou a apresentar-se junto dos brigantinos, na presença do Ir. Alcides, natural da Bolívia.
No espaço intercultural e inter-religioso do IPB, o Ir. Alcides, na presença de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese Bragança-Miranda, e do Pe. Calado Rodrigues, capelão do IPB, relatou a sua experiência ao serviço da comunidade de Taizé, partilhando ideias e rezando numa cidade que não a sua mas que “sente como tal”. “Existe uma grande diferença entre as diversas comunidades, mas ao mesmo tempo existe uma união. E isso eu consegui encontrar cá em Bragança, nomeadamente no que diz respeito à família, ao calor humano existente entre as pessoas e à necessidade de ter uma relação próxima com Cristo”, relatou, pouco depois de ter partilhado um momento de oração também com o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional. “Apesar de estar a muitos quilómetros da Bolívia, senti-me como estando em casa, porque senti uma ligação com as pessoas e juntos rezamos. E isso é algo que o fundador desta comunidade nos dizia: se há algo responsável que o ser humano pode fazer, é rezar, em qualquer que seja a ocasião”, revelou.
Quanto à comunidade temporária que se instalou na cidade de Bragança, o Ir. Alcides acredita que foi uma aposta ganha, de acordo com os relatos de Margarita (21), Anna (18) e Lisa (18), que durante o passado mês de outubro visitaram a cidade, meditaram, oraram e prestaram alguns serviços a instituições sociais, tendo sempre em vista a divulgação do evangelho, um ponto fundamental na ótica do Ir. Alcides. “Estes momentos são importantes para nós porque nos aproximam mais das pessoas e porque nos fazem compreender melhor a realidade que nos rodeia”, assume, tendo dito depois que “ficou bem patente a necessidade que esta comunidade tem em estar em comunhão com Cristo e isso é bom”.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário