22 janeiro, 2015

Roteiro para promover o emprego jovem

O Instituto Português da Juventude está a desenvolver uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança de forma a criar um “Roteiro para a Empregabilidade”.
O director Norte do IPDJ explica que o objectivo é envolver empresas, associações juvenis e instituições de ensino neste projecto, de forma a ajudar os jovens desempregados a encontrar oportunidades de trabalho ou estágio. “Vamos tentar criar oportunidades, em conjunto com outras instituições, nomeadamente o Instituo de Emprego e Formação Profissional, as Associações Juvenis, as Instituições de Solidariredade Social e as empresas, no sentido de criar oportunidades para que estes jovens tenham estágio ou trabalho”, revela representante do IPDJ. Manuel Barros afirma que o desemprego de jovens qualificados é uma “preocupação” para o governo.
Além do “Roteiro para a empregabilidade”, estão a ser promovidas outras medidas de combate ao desemprego, como é o caso da “Garantia Jovem”.
O presidente da Associação Académica do IPB, uma das entidades envolvidas no roteiro, acredita que este projecto possa vir a fixar jovens estudantes ao distrito de Bragança. Ricardo Pinto lamenta que muitos jovens que escolhem o IPB para estudar, se vejam obrigados a regressar à sua terra natal devido ao desemprego. “Se pudermos ajudar para que os estudantes tenham, pelo menos, uma tentativa de se fixar na região e acabarem por ficar cá, seria muito bom para nós, para a cidade e para a região”, sublinha o estudante.
Além de ajudar a encontrar oportunidades de emprego, o “Roteiro para a Empregabilidade” promete incentivar os jovens a criar o próprio emprego.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário