13 janeiro, 2015

Investigadores brigantinos lançam livro de Fisioterapia em Cuidados Paliativos


Fisioterapia em Cuidados Paliativos. Este é o tema do livro lançado recentemente em Bragança, da autoria de Rita Afonso, André Novo e Paula Martins.
A fisioterapeuta Rita Afonso confessa que a ideia de escrever este livro surgiu no âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde de Bragança, com o objectivo de colmatar uma lacuna detectada nesta área da Saúde. “Este estudo nasceu a partir de um artigo que nós lemos que dizia que havia apenas meio fisioterapeuta por Unidade de Cuidados Paliativos, o que nós achamos surpreendente pela negativa, daí a ideia de criar esta obra para valorizar a qualidade do profissional de saúde, o fisioterapeuta, nos cuidados paliativos, para que seja uma realidade mais presente”, realça a profissional de Saúde.
Rita Afonso não tem dúvidas que estes tratamentos podem ajudar os utentes em fase terminal. “Os cuidados paliativos não são só para a pessoa que está a morrer. Existem vários sintomas que podem ser aliviados mesmo que a pessoa tenha o diagnóstico de uma doença terminal, mas mesmo que não esteja nos últimos dias de vida. Então aí nós conseguimos aliviar alguns dos sintomas, como por exemplo a dor, a astenia, a fadiga, sintomas que são incómodos, proporcionando-lhes uma maior qualidade de vida”, salienta Rita Afonso.
Este é o primeiro livro publicado no âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde de Bragança. A directora da Escola, Helena Pimentel, assegura que tem aumentado a procura desta formação e adianta que está à espera da aprovação de mais um mestrado na área da Enfermagem. “O mestrado já vai na quinta ou sexta edição e tem sido um sucesso. Temos uma turma a começar em Fevereiro, ultrapassámos as vagas, tínhamos 25 vagas, admitimos 30 candidatos e temos mais interessados que recusámos porque efectivamente a edição está cheia. Temos um mestrado para aprovação específico em enfermagem Médico-Cirúrgica, temos tido muitas solicitações”, afirma a directora da Escola Superior de Saúde de Bragança.
No âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde foi lançado o livro Fisioterapia em Cuidados Paliativos, destinado sobretudo a profissionais de Saúde.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário