22 dezembro, 2015

IPB quer criar Centro de Inovação Industrial


O Instituto Politécnico de Bragança pretende criar um Centro de Inovação na área industrial. Depois da criação do Centro de Investigação de Montanha - CIMO, o único no país, a instituição de ensino superior quer investir no desenvolvimento e pesquisa científica no sector secundário.
De acordo com Sobrinho Teixeira, presidente do IPB. "Eu não escondo. O Politécnico de Bragança quer também promover aqui a introdução de um laboratório de inovação industrial, ou seja, tendo em conta toda a realidade que existe agora. Da criação aqui de um sector secundário e de um "cluster" no sector secundário baseado na industria automóvel", cita Sobrinho Teixeira.
O presidente do instituto considera que um laboratório deste tipo teria um papel muito importante no desenvolvimento e criação de riqueza na região. Mas acredita que pode ser difícil conseguir financiamento: "O que me parece é que se não existir aqui esta perspectiva, por ventura, teremos muita mais dificuldade em fazer evoluir este laboratório de inovação industrial para conseguir criar riqueza aqui dentro da região " disse o presidente do instituto.
O centro de inovação industrial deverá ser candidatado pelo IPB ao programa de financiamento europeu do Norte 2020.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário