04 fevereiro, 2016

Escola ganha edifício ao fim de 20 anos de espera


“A Câmara de Mirandela e o Instituto Politécnico de Bragança estão de parabéns pela parceria que permitiu a conclusão desta obra”. Declarações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na passada quinta-feira, na cerimónia de inauguração do novo edifício da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT) de Mirandela.
Manuel Heitor sublinhou que este investimento “vem dar uma nova centralidade à região e reforçar o conhecimento que será uma aposta estratégica deste Governo”, garantiu o Ministro no dia considerado histórico, que acontece depois de 20 anos a funcionar em instalações provisórias. “É o fim de um longo calvário, mas também um novo desafio de consolidação e de afirmação da maior escola desconcentrada do país”. É assim que o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) descreveu este dia.
“É uma vitória da região e merecida, porque esta escola é a que representa o melhor exemplo de sucesso pela capacidade de afirmação e pela maturidade que atingiu. É ainda um claro exemplo de como a persistência e a teimosia de uma região pode dar frutos”, acrescenta Sobrinho Teixeira.

Investimento estratégico
O edifício custou cerca de 5 milhões de euros, financiado, em 85 por cento, por fundos comunitários e os restantes 15 por cento suportados pelo Município, que também cedeu o terreno. Não houve qualquer investimento do Estado.
O autarca de Mirandela não tem dúvidas que se trata “de um dos maiores investimentos alguma vez efetuado na região” e garante que não está arrependido do esforço financeiro que foi necessário para concretizar a nova escola. “Tivemos de reduzir para metade verbas que estavam destinadas para a remodelação do centro cultural e para o museu da oliveira e do azeite”, revela António Branco, sublinhando que esta aposta insere-se numa estratégia a longo prazo. “É um contributo na inversão de saída de jovens para as zonas litorais e captação de massa crítica, através de docente e alunos”, acredita. O autarca vai mais longe e diz que se não fosse o Município a avançar com este investimento “estávamos a deparar-nos com o encerramento do IPB em Mirandela”.
Também José Silvano sente “orgulho em ter feito parte deste longo processo”. O deputado do PSD e antigo presidente do Município de Mirandela recorda que esta “foi uma luta muitas vezes incompreendida por muita gente”, adianta.
Os alunos reagem com satisfação. “Finalmente vamos deixar de andar em locais dispersos pela cidade”, refere o presidente dos estudantes, Tito Resende.
Depois de 20 anos a funcionar em instalações provisórias, no centro cultural e no antigo edifício da PT, a escola vai ter finalmente casa nova.
No entanto, os alunos só devem poder estrear as novas instalações, no início do mês de Março, altura em que Sobrinho Teixeira perspetiva que esteja completa a instalação de todo o mobiliário e equipamento. “Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de euros”, afirma.
A ESACT começou como pólo do IPB, em 1996, com 70 alunos. Passou a escola autónoma, em 1999, e conta agora com mil alunos.

Residência para alunos estrangeiros
Criar uma residência para albergar cerca de meia centena de estudantes do Programa Erasmus, para aumentar o número de alunos estrangeiros. É o próximo objetivo do presidente do Município de Mirandela, depois da inauguração do novo campus da ESACT. “Não recebemos mais alunos de outros países, porque temos dificuldades no alojamento, com custos algo elevados e temos de os colocar ao nível de outras instituições da região. Para isso, é essencial criar essa residência”, justifica António Branco que pretende, em breve, apresentar esse projeto ao Ministério da Ciência e Ensino Superior. “Vamos trabalhar para quando apresentarmos o pedido não seja possível dizer não”, conclui.
E os alunos da ESACT vão poder usufruir de equipamento de ponta, no valor de cerca de um milhão de euros, que o presidente do IPB espera venha a ser aproveitado para trabalhos na área da comunicação. “A própria comunicação social pode produzir aqui conteúdos para mostrar o que de melhor tem a região, promovendo o marketing territorial”, avança Sobrinho Teixeira
A olhar para o futuro, o diretor da ESACT não esconde que a médio prazo gostaria de ver alargado o leque de cursos a leccionar pela instituição, principalmente na área da comunicação. “Já temos um mestrado que faz a ligação com o marketing e o turismo. Já temos a administração autárquica, que liga a gestão e administração pública com a solicitadoria e temos a vertente da comunicação mais pura que a escola ainda não tem nenhuma formação de segundo ciclo. Gostaria de reforçar essa aposta a médio prazo”, afirma Luís Pires.
Para já, a ESACT de Mirandela tem cerca de mil alunos distribuídos pelos cursos de Turismo, Solicitadoria, Design de Jogos Digitais, Gestão e Administração Pública, Multimédia, Marketing, Tecnologias da Comunicação e Informática e Comunicações, a que se juntam os mestrados em Administração Autárquica e marketing turístico

Dia do IPB
Pela primeira vez, o aniversário do IPB foi assinalado em Mirandela e das comemorações fizeram parte outros importantes eventos. Logo pela manhã, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes acolheu uma reunião do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) que congrega todos os Presidentes dos Institutos Superiores Politécnicos nacionais. Ao longo da tarde, o Auditório Municipal de Mirandela encheu para assistir à celebração do Dia do Instituto, numa cerimónia de grande simbolismo em que a Câmara Municipal de Mirandela recebeu a Medalha de Honra do IPB que anualmente é atribuída a uma entidade nacional.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário