12 março, 2007

IPB entre os melhores politécnicos


O Instituto Politécnico de Bragança vai reformular a investigação, participando num centro especializado para essa actividade, que vai concentrar cinco ou seis áreas de estudo.
Um dos projectos a ser levado a cabo pela Associação dos Politécnicos do Norte do País pode reforçar a competitividade face às universidades.
RBA

Esta foi uma das sugestões deixadas ao IPB, pela equipa de avaliadores da Associação Europeia das Universidades, que esteve na região durante alguns dias.
Estes especialistas que avaliaram dez instituições do ensino superior em Portugal deixaram vários elogios ao Instituto Politécnico de Bragança, considerando mesmo tratar-se de um dos melhores Politécnicos do país.
A avaliação levou mesmo o presidente do IPB a considerar que se tratou de um momento histórico para a instituição.
Contudo, no âmbito das conclusões foram também deixadas algumas ideias para melhorar a actividade do politécnico.
Entre elas, dada a situação geográfica e a necessidade da instituição se virar mais para o exterior, a comissão entende que o IPB deve incrementar a sua participação como membro de um agrupamento de Politécnicos.
A associação que congrega este tipo instituições no Norte do país vai reforçar essa acção.
Os avaliadores consideram que a gestão do IPB é muito positiva, mas deve ser mais centralizadora.
Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança concorda parcialmente e por isso vai propor a criação de duas pró-presidências.
Uma para área do Markting e outra para gerir o sector da investigação.
Ficou expressa a necessidade de haver uma estratégia para a investigação, concentrando-a em cinco ou seis áreas.
Sobrinho Teixeira diz que não é possível manter 120 doutores a fazer estudos indivíduais.
Entende que a Escola Agrária deve aplicar conhecimentos para o sector agrícola, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão na promoção de empresas, por exemplo na área das energias renováveis e a Educação deve criar um Centro de Estudo do Idoso.
Sobrinho Teixeira também ficou surpreendido positivamente com a avaliação feita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela, tendo sido reconhecido o esforço em manter uma instituição considerada fundamental para a região.
O presidente do IPB revela por isso que vai ser feito um esforço no sentido de dotar a escola de mais recursos, reforçando ainda o corpo docente com mais doutoramentos, tendo em vista a validação de cursos que vai ocorrer em 2010.

Em 'RBA' de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário