08 fevereiro, 2010

Projecto ambiental quer recuperar rio Fervença

Bragança vai integrar o projecto Rios, que pretende ajudar a recuperar os cursos de água portugueses.
A ideia foi apresentada no 2º encontro de Educação Ambiental, que decorreu no Instituto Politécnico de Bragança, e deve arrancar no segundo semestre.

Escolher o troço de um rio, estudá-lo e apresentar uma solução para o recuperar.
É esse o objectivo do Projecto Rios.

Paulo Mafra, docente do curso de educação ambiental, vai ser o responsável pela sua implementação em Bragança.
“O objectivo é reunir grupos de pessoas que adoptam troços de 500 metros de um rio e depois fazem a monitorização e propostas de requalificação desse troço” explica o responsável, acrescentando que primeiro é feito um levantamento da situação e depois o grupo faz uma proposta de intervenção à entidade competente da localidade para melhorar aquele troço do rio”.

Em Bragança, o rio escolhido foi o Fervença, até por uma questão de proximidade. Já foi marcado o troço que é aqui perto do politécnico e vai desde a cantina dos estudantes até próximo do Centro de Ciência Viva” adianta Paulo Mafra.
No entanto, apesar do seu valor ambiental, este projecto não conta com nenhum tipo de financiamento.
“Não existe financiamento porque é um projecto feito com base no gosto que as pessoas têm pela preservação dos rios” salienta.
Depois da intervenção no rio Fervença, Paulo Mafra admite fazer o mesmo noutros rios da região. “É uma ideia, mas depende da aceitação do projecto e da adesão que vai registar”.

O projecto Rios envolve a participação pública na requalificação dos rios portugueses e tem algumas parcerias com Espanha.
Está a ser construída uma base de dados a nível nacional, com o objectivo criar uma panorâmica geral dos rios portugueses e, a partir daí, surgir uma proposta de intervenção para esses rios.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário