02 junho, 2010

"África Minha"

Homenagem póstuma ao fundador da Associação dos Estudantes Africanos em Bragança
De 25 a 30 de Maio, realizou-se a Semana de África 2010, promovida pela Associação dos Estudantes Africanos em Bragança (AEAB).
No sábado, o dia maior, aconteceu a final do torneio de futebol, vencido, desta feita, pela Associação de Estudantes Africanos de Coimbra, enquanto que, no futsal feminino, vencei a AEAB. À semelhança do ano passado, jantou-se na cantina do IPB, onde alunos, público em geral e convidados puderam apreciar as iguarias de origem africana.
Depois do jantar, decorreu uma performance teatral, "Viagem", a reflectir sobre o "espírito evasivo do povo africano", um Sarau Cultural com música e dança e a entrega dos troféus. A finalizar a cerimónia, um momento solene de homenagem póstuma a António Matos, onde estavam presentes dois dos seus familiares, o filho Pedro, e a sua mãe, Alda Matos.
"Foi uma grande perda para a comunidade africana. Ele era a muleta para muitos estudantes, a quem apoiava incondicionalmente. Agora, terão de ser os alunos a seguirem em frente com a vida, a associação e os eventos", declara a viúva de António Matos, que ainda, conseguiu concluir o curso de Animação e Produção Artística, antes de falecer, em Janeiro último.
O presidente recém-eleito da AEAB, Natalino Andrade, faz um balanço positivo da Semana Africana e transmite um dos objectivos mais importantes do seu mandato, alterar a data das eleições para o inicio do ano lectivo.
"Foi graças a pessoas como o Tony, que certas barreiras foram quebradas", evidencia o responsável, oriundo da Cidade da Praia, na ilha de S. Tiago (Cabo Verde). "Para mim, esta é a cidade ideal para qualquer estudante! É barata, tem bom ambiente e óptimas condições de estudo", termina Natalino Andrade.
Publicado no Jornal 'Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário