29 junho, 2010

Jogo da Galhofa atrai crianças e jovens

Galhofa saiu da ESEB para as escolas Augusto Moreno e Paulo Quintela
Há grande receptividade por parte da Federação Portuguesa de Luta (FPL) com vista ao reconhecimento da Galhofa como modalidade desportiva. O processo implica a filiação numa federação oficial, neste caso na FPL.

O departamento de Desporto da Escola Superior de Educação (ESEB) já encetou contactos com aquela organização. Segundo José Bragada, professor na instituição brigantina e autor de um estudo sobre o jogo, a Federação mostrou grande receptividade, no entanto será necessário uma implementação mais robusta para isso se concretizar. “Isto significa que é preciso um maior número de praticantes e um treino regular”, explicou o docente.
Na passada quarta-feira, 16, o Departamento de Desporto organizou o III Torneio de Galhofa, com a participação de 14 raparigas e 20 rapazes de vários escalões de acordo com o peso.
Na ESEB estão a procurar alargar a prática da Galhofa, tendo por base a Educação Física Escolar, mas existem algumas limitações “pois não trabalhamos exclusivamente para isso”, admitiu o professor. O processo acaba por ser “bastante lento”, além de que há poucas pessoas profissionais da área da Educação Física e do Desporto com conhecimentos deste jogo.
A prática da actividade está a aumentar e ganhar cada vez mais adeptos. Para além da abordagem da ESEB, como uma disciplina do curso de Desporto, este ano lectivo, por intermédio dos estagiários da Variante de Educação Física, começou a ser praticada nas escolas Paulo Quintela e Augusto Moreno. Não foi uma implementação abrangente a todas as turmas, mas apenas às turmas onde havia estagiários atribuídos (cerca de 20). “Pelos relatos dos estagiários os alunos aderiram bem a este jogo e participaram empenhadamente. Para José Bragada este facto reflecte uma boa adesão dos mais jovens para a sua prática. Pelo que no próximo ano vão tentar alargar o publico alvo, propondo a sua abordagem em mais escolas da cidade ou, mesmo, fora.
No departamento de Desporto da ESEB o trabalho actual centra-se na preservação da Galhofa e, principalmente, no seu reconhecimento como uma actividade desportiva-corporal tradicional característica da região transmontana, “reflectindo traços de um povo de ‘lutador’, sério e trabalhador, que foi capaz de transformar uma actividade tipicamente associada à agressividade e violência num confronto corporal leal e justo”, explicou José Bragada.

Departamento de Desporto da ESEB aposta na preservação da Galhofa

A Galhofa é um jogo tradicional das aldeias do concelho de Bragança, foi introduzido no currículo das licenciaturas em Desporto e Educação Física - variante ensino, da Escola Superior de Educação (ESE). Continua a praticar-se nas festas de Natal de Grijó de Parada e Parada.
O jogo esteva em risco de se perder, com a partida dos jovens das aldeias. Actualmente, apenas se pratica em algumas localidades, a título esporádico. Mas é só uma vez, naquele dia e naquela noite, não há treinos, e já é com dificuldade que se arranja gente para participar.
O costume da Galhofa estava integrado nas Festas de Santo Estevão, associada aos ritos de passagem dos mancebos à idade adulta. Era exclusivo do sexo masculino, que realizavam torneios entre aldeias. Os jogos tinham lugar à noite e eram sempre praticados em curral, revestido a palha.
A instituição de ensino está a recolher as técnicas do jogo e a criar um regulamento, uma vez que o jogo não tinha definido, por exemplo, a duração da luta. Estão ainda a desenhar um símbolo e a descrever as técnicas.
Todavia, José Bragada teme que uma “desportivização” da Galhofa possa desvirtuar alguns aspectos do jogo, nomeadamente o seu sentido lúdico, de prazer e de confronto salutar.

Publicado em 'Jornal Nordeste'.

7 comentários:

  1. a luta galhofa e a esgrima lusitana(jogo do pau) , nao devem desaparecer ! faz parte do pratimonio nacional !

    ResponderEliminar
  2. Olà ! aqui 9 artes marciais ou desportos de combate portugueses (alguns d'origens , outros criados por mestres portugueses):

    1/ LUTA GALHOFA (professor José Bragada) ;
    2/ ESGRIMA LUSITANA ou JOGO DO PAU (mestre Nuno Russo) ;
    3/ POMBO ou LUTA LUSITANA (mestre José Da Silva) ;
    4/ CONTATO TOTAL MILITAR ou CONTATO TOTAL PORTUGUES (mestre fundador Adriano Silva) ;
    5/ ARTDO (mestre fundador Victor Duarte) ;
    6/ JINHA KENPO (mestre fundador Jorge Soares Jinha) ;
    7/ ALEX RYU JITSU (mestre Fundador Alexandre Carvalho ;
    8/ T.D.C.U (tecnicas de defesa e combate urbano),(mestre fundador Joao Botelho) ;
    9/ RUY SAN RYU (o KUNG DO TE , foi renomeado RUY SAN RYU !),(mestre José Marques , nao é o fundador) ;

    ps: eu vos covido a fazer a vossa pesquita sobre internet para poderem melhor ,
    julgar de cada um , dos 9 estilos de combates (em cima) : do sério , da validade , da officialisaçao nacional(registro portugues) e etc...

    ResponderEliminar
  3. O professor José bragada està a fazer um trabalho de salvaçao da nossa luta nacional , A GALHOFA , que me parece muito admiravél !

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho 2 ideias à propor ao professor José Bragada :

    1/ Criaçao à nivel nacional ( e depois à nivel europeu ) de uma competiçao inter-lutas amadoras !
    Quero dizer : uma competiçao que reunisse diversos estilos de lutas amadoras ,
    como : a luta galhofa , a luta greco-romana , a luta gouren , a luta leonesa , a luta canaria , a luta basca e as outras lutas tradicionais da Europa !
    ( Podia ser uma competiçao inter-lutas amadoras , interessante e uma oportinidade para certas lutas tradicionais desconhecidas do grande publico ! )

    2/ Eu adorava que , algumas tecnicas de self-defesa à maos nuas( como no krav-maga , juji-tsu , savate.BF ) , podessem ser incluidas no programa de ensino da futura e oficial luta galhofa !
    ( Tambem adorava que ouvesse algumas tecnicas à maos nuas de self-defesa no jogo do pau o esgrima lusitana )

    ps: Gostava que o professor José Bragada , podesse ler este comentario !

    ResponderEliminar
  5. A luta galhofa tem no futuro de participar ao campionato da Europa das lutas celticas , onde 12 estilos de lutas europeias e tradicionnais , participam cada ano ( lutas : espagnolas , islandesa , austrica , holandesa , sardenha e mais ... ) !

    ResponderEliminar
  6. Fala-se muito do Professor Bragada, mas para quem não sabe já foi criada uma Federação para a preservação desta modalidade e o meu Mestre Vitor Gomes, muito tem feito para que esta Luta passe a modalidade desportiva, mas os meritos vão só para alguns, vejam http://associacaoportuguesaosamurai.jimdo.com/ ou http://fplgdi-oguerreirolusitano.jimdo.com/ se quiserem saber mais contactem o meu Mestre que ele é a melhor pessoa para falar da modalidade ou da Federação, pois quem tem andado com a federação para a frente é ele e o Professor Bragada inicialmente entrou e nem quis saber de mais nada só liga ao atletismo e diz que tem pouco tempo e depois ainda ouvimos todos os méritos para ele, e o que me inerva mais que o meu Mestre nem diz nada pois como é uma pessoa calma e humilde nem se interessa.

    ResponderEliminar
  7. Não intendo, tantos interessados e depois não fazem nada? Pessoas criam uma Federação para preservar esta modalidade e que? Clubes ou associações e escolas e mesmo no curso de Desporto do IPB, não deveriam estar todos unidos e federados e com seguros, para se poder organizar competições desta modalidade milenar? Se cada um remar para o seu lado isto assim não deve ir longe, penso eu.

    ResponderEliminar