21 janeiro, 2013

IPB cria grupo coral


Um grupo coral está a ser constituído no Instituto Politécnico de Bragança no âmbito da licenciatura em Música.
São envolvidos os alunos dos três anos do curso de forma a proporcionar-lhes ferramentas que os ajudem a crescer em termos artísticos. Ontem foi organizado um concerto no Museu Abade de Baçal, em Bragança. O objectivo é dar a conhecer o trabalho que tem estado a ser desenvolvido por este grupo coral que está a dar os primeiros passos. “O coral está a funcionar de acordo com as aulas da disciplina de coro e a partir do segundo semestre a ideia é fazer uma fusão entre os dois anos mais avançados e fazer um coral que funcione como um só”, explica Mário Alves, professor responsável pela disciplina de coro, acrescentando que “o que se pretende é que possa florescer e preencher algumas das coisas que se fazem aqui em Bragança e enriquecer a cidade”.
Os alunos que integram o grupo coral manifestam gosto pelo género musical, embora haja quem confesse que no início era bem assim. “Antes de entrar para o curso já cantava em vários grupos e gosto particularmente da música coral e um dos meus objectivos depois de o terminar é ter um coro porque é uma área que dá para trabalhar muitos géneros musicais”, afirma Bruno Berça. Já Rui Taipa confessa que “no início não gostava muito, mas depois aprende-se a gostar e agora até gosto muito pois fui aprendendo algumas coisas novas”.
O concerto de ontem foi apoiado pela Associação Amigos do Museu Abade de Baçal. A presidente salienta que esta é uma forma de levar público jovem àquele espaço cultural. “Nota-se que o museu não tem as visitas que deveria ter na camada jovem e esta é uma forma de eles virem ao museu apreciar a riqueza que ele tem e divulga-a junto de outros colegas do IPB, conquistando assim a camada mais jovem da população”, refere Luísa Torres. Esta foi uma das várias actividades que a associação vai organizar este ano.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. Alunos de Música do IPB formam grupo coral

    Está a nascer um grupo coral no Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da licenciatura em Música. O projecto envolve alunos dos três anos do curso, de forma a proporcionar-lhes ferramentas que os ajudem a crescer em termos artísticos.
    Anteontem foi organizado um concerto no Museu Abade de Baçal, em Bragança para dar a conhecer o trabalho que tem estado a ser desenvolvido nesta fase inicial. “O coral está a funcionar de acordo com as aulas da disciplina de coro. A partir do segundo semestre, a ideia é fazer uma fusão entre os dois anos mais avançados e fazer um coral que funcione como um só”, explica Mário Alves, professor responsável pela disciplina de coro.
    Os alunos que integram o grupo mostram-se entusiasmados. “Antes de entrar para o curso já cantava em vários grupos. Gosto, particularmente, da música coral e um dos meus objectivos depois de o terminar é ter um coro, porque é uma área que dá para trabalhar muitos géneros musicais”, afirma Bruno Berça. Já Rui Taipa confessa que no início não gostava muito. “Depois aprende-se a gostar e agora até gosto muito, pois fui aprendendo algumas coisas novas”.
    O concerto de anteontem foi apoiado pela Associação Amigos do Museu Abade de Baçal.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar