30 janeiro, 2013

Novos compostos podem inibir o crescimento dos tumores

Projecto da Uminho, FMUP e IPB melhora o combate às metástases
Um projecto multidisciplinar que engloba três instituições de I&D está a desenvolver novos compostos para ensaios clínicos e posterior aplicação como fármacos antitumorais e/ou antiangiogénicos. A investigação é coordenada por Maria João Queiroz na área da química orgânica, da Universidade do Minho (UMinho) e articulado com contributos da química computacional do Instituto Politécnico de Bragança e da biologia celular e molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A angiogénese tumoral é o processo de vascularização que permite o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células tumorais. A proposta deste projecto aponta para a síntese de novos compostos que inibam a angiogénese e a progressão dos tumores. Maria João Queiroz frisa que a investigação “centra-se na inibição de receptores membranares de factores de crescimento celular, de tirosina cinase, envolvidos no crescimento e diferenciação tanto de células tumorais como de células endoteliais”. Segundo a investigadora responsável, “ao inibir estes receptores nos dois tipos de células estamos a evitar que o tumor cresça e vascularize”. Este tratamento “pode ser dual, tratando o tumor e evitando a metástase”.
A obtenção de novos compostos, completamente caracterizados, visa a entrada nos exigentes testes clínicos da indústria farmacêutica. No entanto, assegura a directora do Centro de Química da UMinho, “tudo depende também da toxicidade dos compostos”, já que alguns “apresentam concentrações de inibição na ordem dos 10 nanoMolar, o que é considerado um resultado excelente, e se estes compostos não forem tóxicos têm uma grande potencialidade para serem aplicados na terapêutica”.
Neste caso, poderão depender apenas dos testes farmacológicos, que determinarão a sua utilização clínica, pois “nestas áreas relacionadas com o cancro é de todo o interesse desenvolver novos e eficazes fármacos com baixa toxicidade”.

Publicado em 'CiênciaHoje'.

Sem comentários:

Enviar um comentário