27 junho, 2013

Criação de um Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor em Mirandela


Em 30 de Maio, cerca das 10, 30m, teve lugar a cerimónia da assinatura de protocolo de colaboração para a gestão do Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor, G.A.E.E., nas atuais instalações do C.A.C.E., situadas na Zona Industrial de Mirandela.
O evento iniciou com a atuação do quinteto clássico, Esproarte.
O G.A.E.E. tem com o objectivo promover o empreendorismo, a criação de emprego e a captação de investimentos para o concelho. Desta forma, vai reunir as condições ideais para que os empresários e os agentes locais e setoriais com influência na atividade económica, com o propósito de reunir as condições para um ambiente de negócios competitivo e de igual forma fomentar o crescimento do emprego local.
0 1º orador foi o Dr. José Adriano do Instituto Politécnico de Bragança, cujo Presidente é o Mirandelense Professor Dr. João Sobrinho Teixeira, que evidenciou a preocupação que a Instituição tem não só, com a formação mas também com a empregabilidade dos , seus discentes.
O Gabinete liderado pelo Dr. José Adriano dá ainda ajuda aos seus alunos para a criação de empresas tendo sido já implementadas 26.
Seguiu-se, o Engenheiro Luís Pereira que fez uma alocução sobre a realidade do concelho de Mirandela, afirmando a taxa preocupante de desemprego e a situação financeira do País... Depois da assinatura de protocolo da colaboração para a gestão do G.A.E.E. foi feita pelo Presidente da-Câmara, Eng.º. António Almor Branco, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Eng.º. Manuel João Morais Araújo, Presidente da Associação Comercial e Industrial, Dr. Jorge Morais, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança Prof. Dr. João Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Piaget, Dr. Luís Manuel Cardoso, Diretor Regional do Norte, I.E.F.P., Dr. César Oliveira Ferreira e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. Manuel José Cardoso.
Entre os vários e eloquentes discursadores, o Presidente do Município referiu que o Secretário de Estado do Emprego, Dr. Pedro Roque teve um papel ativo no processo da criação do Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor e salientou a importância de combater o flagelo que atravessamos com a necessidade do trabalho em parceria com entidades e Instituições.
O Secretário de Estado do Emprego, Dr. Pedro Rogue debateu a crise nacional, o papel do Instituto do Emprego e Formação Profissional e elogiou o nosso Presidente da Câmara pelos seus feitos em prol dos Mirandelenses.
Concluiu com veemência o seu discurso dizendo que o peso institucional quer o peso deste país vá para a frente.
Em conclusão, este Gabinete é deveras importante para o nosso concelho, pois através dele possibilitar-se-á a promoção, incubação e a Informação para a realização de novos projetos empresariais.

Publicado em 'Notícias de Mirandela' de 15 de junho de 2103.

1 comentário:

  1. Criado Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor
    Governo e município celebram protocolo que garante a continuidade do Centro de Apoio à Criação de Empresas
    Gerar emprego num dos concelhos com a maior taxa de desempregados foi o motivo que levou à criação do Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor (GAEE), cujo protocolo foi assinado na passada quinta-feira, em Mirandela.
    Este gabinete vai funcionar nas instalações do Centro de Apoio à Criação de Empresas de Mirandela (CACE), que a partir de agora passa a ser gerido pelo Município de Mirandela e tem como parceiros a Santa Casa da Misericórdia, Direcção Regional Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Jean Piaget, Associação Comercial Industrial de Mirandela (ACIM) e Instituto de Emprego de Formação Profissional (IEFP).
    “Eu recordo que foi aprovado há cerca de dois meses um regulamento de apoio às empresas e aos novos projectos de investimento e é este gabinete quem vai dar o parecer que depois será submetido ao apoio, temos apoios que vão desde isenções fiscais mas também apoios físicos”, refere o autarca de Mirandela e porta-voz deste projecto, António Branco.
    Esta medida insere-se no “Plano de Acção de Combate ao Desemprego e Exclusão Social no Concelho de Mirandela” que a Câmara Municipal tem em curso.

    Governo aplaude

    Presente na assinatura deste protocolo esteve o secretário de Estado do Emprego que elogiou esta iniciativa, considerando que esta atitude é exemplar. “ A Câmara Municipal como pólo aglutinador é determinante para reavivar a actividade económica aqui no concelho de Mirandela mas esperamos que esta medida contagie a região e o País”, explica o governante, Pedro Roque.
    O autarca de Mirandela espera que, daqui a alguns anos, com estas iniciativas, os indicadores do crescimento económico e emprego possam ficar na história. “As instituições todas juntas têm que fazer crescer a economia e fazer crescer o emprego e é nesse sentido que eu gostava que daqui a uns anos olhássemos para os indicadores que hoje temos e essa era a história que eu gostaria de ver criada em Mirandela”, conclui o autarca.

    Protocolo resulta de contactos mantidos entre o Município de Mirandela e o IEFP para dinamizar a estrutura do Estado

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar