18 novembro, 2013

Jorge Paulo pensa alto e sabe como lá chegar


Aos 27 anos, Jorge Paulo é o mais recente produto de sucesso do Instituto Politécnico de Bragança.
Mestre em Engenharia Industrial, foi o segundo classificado no Prémio EDP Inovação deste ano (no ano passado, o IPB colocou duas equipas nos finalistas, incluindo a vencedora), depois de já ter vencido o programa Poliempreende, em julho de 2011, e foi o representante nacional no Concurso Europeu - Energy2B.
Natural de Vila dos Sinos, em Mogadouro, subiu a pulso na vida, com o apoio da Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar, de Bragança. O seu projeto, Enhanced WT, pretende aumentar para mais do dobro o rendimento de um um novo tipo de aerogerador de pequena dimensão, para produzir eletricidade através da energia eólica em ambiente urbano.
Um dos fatores mais aplaudidos pelo júri do projeto foi o aspeto inovador e sustentável deste equipamento, uma vez que será feito com mais de 70 de derivados de cortiça, o que possibilitou, já, algumas parcerias de peso como a portuguesa WindUp e a francesa MeteoDyn, bem como a parceria estratégica com o grupo líder mundial no processamento de cortiça, o Grupo Amorim.
Este projeto continua a ser acompanhado por docentes da ESTiG, da ESE e da EsACT, fazendo parte da equipa alunos dos mestrados de Energias Renováveis e Eficiência Energética e de Engenharia Industrial, que continuam a desenvolver o equipamento em equipa. “A ideia surgiu-me durante uma aula, em 2009”, explicou ao Mensageiro, já depois da cerimónia de entrega dos prémios EDP Inovação.
Este projeto valeu-lhe o segundo lugar e diversas oportunidades para fazer formação de empresas, Beta-Start, networking na indústria energética, EnergyIn, e na área de estudos de mercado através da empresa SurveyMonkey. “Como já tinha sido uma equipa do IPB a vencer no ano passado, não tinha grandes esperanças de vencer”, garante. No entanto, agora vai continuar a desenvolver o seu projeto à escala real, para o vir a introduzir no mercado dentro de algum tempo. O céu é, agora, o limite.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança' de 14 de novembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário