21 novembro, 2013

Uma centena de investigadores mostra projectos de vanguarda do IPB


O secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, garantiu em Bragança, na passada sexta-feira, que haverá mais dinheiro para investigação. “Os próximos quadros comunitários de apoio estão desenhados de modo a pôr muito dinheiro. Mais do que no passado. Mais do que em investigação será para o desenvolvimento experimental e apoio à instalação de empresas”, sublinhou durante a abertura do I Encontro de Jovens Investigadores do IPB, que se realizou nos dias 15 e 16 de Novembro, no Instituto Politécnico de Bragança.
A iniciativa juntou cerca de uma centena e meia de investigadores envolvidos na apresentação de vários trabalhos terminados ou em fase avançada de conclusão, no âmbito de uma dissertação de mestrado, trabalho de projeto ou estágio profissional objeto de relatório final.
Com a realização deste evento, o IPB pretende mostrar a qualidade e a dinâmica da investigação realizada na instituição de ensino, bem como a sua importância para a região envolvente e para o conhecimento científico universal.
No I Encontro de Jovens Investigadores do IPB foram efetuadas 101 comunicações orais, organizadas em 21 sessões temáticas. As comunicações orais distribuíram-se em 5 grandes áreas científicas, nomeadamente Ciências Agrárias e Recursos Naturais; Ciências Empresariais e Direito; Educação e Formação de Professores; Saúde e Proteção Social; Tecnologias.
“Maioritariamente as apresentações são feitas de forma oral, para que a comunicação seja mais fluida e toda a gente se possa inteirar dos resultados e mostrar a qualidade do que se faz”, explicou Isabel Ferreira, da organização do evento.
“O IPB aparece em primeiro lugar na excelência da investigação, mas este é um evento voltado para dentro para se dar a conhecer o que se faz dentro de casa e assim motivar outros interessados a integrar essas equipas de investigação”, acrescentou a docente.
Os resultados das investigação são publicados em revistas científicas, noutros casos tratam-se de projetos desenvolvidos em colaboração com empresas e os resultados são transferidos para a sociedade..

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário