26 março, 2015

Conseguir emprego em 30 dias, há quem diga que é possivel


Um Currículo Vitae (CV) original e apelativo, uma mudança de imagem até nas redes sociais e um investimento na forma de apresentação podem ser determinantes para encontrar um emprego. Quem o diz é Pedro Silva-Santos, atualmente diretor executivo da NOCTULA – Consultores em Ambiente e fundador das marcas NOCTULA Channel, inNOCTULA (software de gestão e monitorização) e NOCTULA jobs (plataforma de leilão de serviços), que passou pela Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB) no passado dia 18 para promover o workshop “Como conseguir emprego em 30 dias”.
Durante um mês é preciso “um trabalho exaustivo de execução e avaliação para ver o que não está bem. “Afinamos e voltamos a executar, mas desta vez melhor do que na primeira”, sugeriu Pedro Silva-Santos, uma espécie de ‘coach’ ou guru da procura de emprego, explicou aos estudantes que encheram por completo o auditório prof. Dionísio Gonçalves na ESAB.
Em primeiro lugar pergunta a quem anda à procura de emprego “Como é a sua presença na Internet?”. A ideia é pesquisar o nome e ver que resultados aparecem. “Uma entidade empregadora que pesquisa o nome de um candidato no Google, o que é que encontra? Isto é o começo. A partir daqui vamos começar a discutir redes sociais, o Facebook, Google Plus, Linkedin, e como é que a partir daqui começamos a tirar contactos de pessoas”, explicou. Ter “a marca pessoal” na Internet bem montada é então essencial. É preciso não esquecer que qualquer ‘post’, partilha ou um mero ‘like’ no Facebook, ou comentário no Twitter pode vir a ser comprometedor.
“As pessoas deixam as opiniões pessoais nas redes sociais e isso fica registado, às vezes são sobre empresas ou entidades. Temos de ter uma presença muito cuidada na Internet”, sublinhou. A assinatura de email também é muito importante, deve conter a fotografia, contacto telefónico, bem como a carta de apresentação ou de motivação e o CV apetecível, “que deve ir além do Europss, há muitos modelos mais interessantes e gratuitos na Internet”, salientou.
O comportamento numa entrevista deve merecer uma atenção especial. “O modo de me sentar, os pormenores a ter em atenção no dia antes da entrevista, e depois no próprio dia. Há livros onde se explicam estas coisa e onde vamos buscar inspiração”, referiu Pedro Silva-Santos. Organizar bem o tempo nesses 30 dias é outra sugestão. “Tem que se saber o que se faz nos dias 1, 2 ou 3 e por aí fora, senão estou perdido. Depois de tratar da imagem é que posso contactar as empresas, pois se não for assim estou a ser só mais um candidato”, sublinhou.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário