06 março, 2015

Legislação e segurança na área da biotecnologia em debate no IPB


Há falta de conhecimento técnico, científico e legislativo na área da biotecnologia. A constatação é da professora do Instituto Politécnico de Bragança, Paula Rodrigues, que está a orientar um curso curto de “Segurança e Regulamentação em Biotecnologia”.
O curso começou ontem e decorre até ao início desta tarde na Escola Superior Agrária, contando com a presença de sessenta interessados nesta área, quer sejam estudantes, professores, investigadores ou empresários.
Paula Rodrigues afirma que há muitas dificuldades nesta área, sobretudo ao nível da legislação. “Há muita dificuldade em percepcionar os perigos associados à utilização de seres vivos em biotecnologia e em resolver alguns problemas de legislação em problemas específicos”, constata a responsável.
A docente do mestrado de engenharia biotecnológica sublinha que muitos dos alunos do IPB que terminam cursos relacionados com a biotecnologia, acabam por criar empresas nesta área. Paula Rodrigues considera fundamental continuar a apoiar os jovens empreendedores mesmo após a saída da instituição. “O nosso objectivo é apoiar, não só aqueles que ainda cá estão, mas também aqueles que já deram o passo para o empreendedorismo e que continuam a precisar de ajuda”, frisa a docente.
Andreia Afonso, antiga aluna de engenharia biotecnológica no IPB, criou recentemente uma empresa de propagação de plantas “in vitro”, constituída por um laboratório e uma estufa e que está sediada em Póvoa de Lanhoso. A jovem mantém uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, nomeadamente com o Centro de Investigação e Montanha, algo que considera fundamental para o desenvolvimento da sua actividade. “Para nós, estas formações são muito importantes. A parte de investigação e desenvolvimento da nossa empresa é feita em colaboração com o IPB. Há uma grande cumplicidade e vontade de ajudar os alunos e segui-las no seu per urso profissional”, considera a jovem empresária.
O primeiro curso de “Segurança e Regulamentação em Biotecnologia” conta com ainda com participação de professores e investigadores de vários institutos superiores e universidades do país.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário