05 março, 2015

IPB promove acções de sensibilização no âmbito do TRADEIT

Cerca de 150 empresas do sector agro-alimentar já aderiram ao projecto europeu TRADEIT, que pretende transferir conhecimento e tecnologia para o tecido empresarial. O Instituto Politécnico de Bragança acolhe um dos nove centros instalados nos 19 parceiros europeus, que é o único em Portugal.
O projecto está no terreno há cerca de dois anos e já foram realizadas acções de esclarecimento tendo em vista a valorização dos produtos. A responsável pelo projecto em Bragança, Elsa Ramalhosa, assegura que esta rede de apoio às pequenas e médias empresas tem vindo a crescer. “Eu acho que a rede de facto está cada vez a aumentar mais. O projecto começou com um inquérito a 50 empresas em que andámos de porta em porta a contactá-los e agora já estamos à volta dos 130/150 pessoas. Portanto, tem crescido”, realça a responsável.
No âmbito deste projecto já se realizaram workshops sobre diferentes temáticas, entre elas a qualidade e segurança alimentar ou o marketing dos produtos regionais. Francisco Figueiredo é um dos empresários do concelho de Bragança que aderiu a este projecto e acredita que a partilha de conhecimento pode ajudar no negócio. “Eu acho que devemos estar sempre na vanguarda do que são os projectos de investigação. Se os empresários estiverem devidamente informados também conseguem melhorar as vendas e todo o contacto com os seus clientes, prestar um melhor serviço e dar melhores produtos ao consumidor final”, salienta o empresário do sector dos enchidos.
A próxima acção prevista no âmbito deste projecto europeu é na Alemanha, sobre sustentabilidade, e vão participar dois empresários portugueses.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário