10 julho, 2015

França e Reino Unido piscam o olho a finalistas de enfermagem do IPB


O destino mais do que provável destes futuros enfermeiros da Escola Superior de Saúde será uma qualquer região francesa ou países como Inglaterra, Irlanda do Norte ou República da Irlanda.
Os jovens licenciados portugueses continuam a ser incentivados a dar continuidade à sua vida profissional além-fronteiras. Esta tarde, foi a empresa de recrutamento holandesa “Jobs Abroad” a desenvolver uma sessão de esclarecimento na Escola Superior de Saúde, tendo em vista os finalistas de enfermagem, que terminam o curso este mês.
"Eu acho que estas acções que estão a decorrer na escola são muito importantes. Vejo pelos meus colegas que saíram anteriormente, pois praticamente 80 por cento estão a trabalhar em Inglaterra", diz Ana Santos, finalista do curso de enfermagem da ESSa, que elogia a iniciativa do IPB: "é de louvar, tendo em conta o panorama que temos hoje em dia. Está um bocadinho difícil arranjar emprego cá em Portugal, embora haja falta de enfermeiros no nosso país, como toda a gente sabe".
Na terça-feira tinha sido a vez do hospital privado Saint François, situado na cidade de Montluçon, na região de Auvergne, em França, levar a cabo uma acção de recrutamento na ESSa. Jorge Morais, 22 anos, natural de Bragança e finalista do curso de enfermagem, foi um dos jovens que se candidatou a uma vaga no hospital francês: "gostava de trabalhar cá em Portugal, mas como por cá as coisas estão um bocadinho difíceis, vou tentar para o estrangeiro". Para o jovem finalista de enfermagem, França surge como o destino de eleição por causa da língua: "prefiro a França por causa da facilidade da língua", mas não descarta outros cenários, nomeadamente, o Reino Unido.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário