12 setembro, 2011

Chineses vêm estudar para o IPB

Vão vir Charters diria o Futre
Um grupo de 25 estudantes chineses vai frequentar, a partir deste mês, o Instituto Politécnico de Bragança.São alunos da Universidade de Nanjing que frequentam uma licenciatura de Português e vão passar aqui um ano para treinar a língua. “Os cursos de licenciaturas deles são de quatro anos e o terceiro ano, eles fazem num país de língua oficial portuguesa para treinarem o Português” explica a directora da Escola Superior de Educação. “Neste caso escolheram o Politécnico de Bragança. Vão chegar em Setembro e vão estar cá até Julho de 2012 a fazer a formação” acrescenta, referindo ainda que “vão frequentar unidades curriculares de dois dos nossos cursos de licenciaturas que são a Educação Básica e Línguas e Relações Internacionais porque são os que têm mais unidades curriculares na área da língua e cultura portuguesa”. Conceição Martins congratula-se pela escolha do IPB para a formação destes alunos.“Para nós foi bastante bom porque com o esforço de internacionalização a nível de todo o politécnico, em várias áreas, interessa-nos a China porque está em expansão em termos do domínio do Português, não só pela presença que tínhamos em Macau, mas também pelo interesse crescente da China em falar Português, não só para virem para Portugal mas também para os países de língua oficial portuguesa” afirma. “Foi com muito agrado que soubemos que eles tinham escolhido o Politécnico de Bragança quer pela qualidade de formação que lhes demonstrámos mas também pela cidade” salienta. Através desta parceria, espera-se depois estabelecer mais contactos com o ensino superior da China.“Em relação a esta universidade e a este curso, nós esperamos que a situação se vá mantendo para anos seguintes” refere. Amém disso. “Com esta experiência nós poderemos alargar para outras universidades até porque um dos professores que fez os contactos iniciais é português mas reside e trabalha em Macau” acrescenta. O grupo de estudantes deve chegar em breve e por cá vai ficar durante um ano lectivo.
Publicado em 'Diário de Trás-os-Montes'.

1 comentário:

  1. Estudantes chineses no IPB
    Um grupo de 25 estudantes da Universidade de Nanjing (China) vai frequentar, a partir da próxima semana, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

    Trata-se de estudantes da licenciatura de Português, que vão passar um ano em Trás-os-Montes a treinar a língua.
    “Os cursos de licenciaturas chineses são de quatro anos e, no terceiro ano, eles estudam num país de língua oficial portuguesa para treinarem o Português”, explica a directora da Escola Superior de Educação, Conceição Martins.
    Segundo a docente, o grupo chega em Setembro e vai estar em Bragança até Julho de 2012 a fazer a formação. “Vão frequentar unidades curriculares de dois dos nossos cursos de licenciaturas que são a Educação Básica e Línguas e Relações Internacionais porque são os que têm mais unidades curriculares na área da língua e cultura portuguesa”, acrescenta a responsável.
    Conceição Martins congratula-se com a escolha do IPB para a formação destes alunos. “Interessa-nos a China porque está em expansão em termos do domínio do Português, não só pela presença que tínhamos em Macau, mas também pelo interesse crescente da China em falar Português”, salienta.
    Através desta parceria, o IPB espera estabelecer mais contactos com o ensino superior no Oriente. Além disso, “com esta experiência nós poderemos alargar para outras universidades até porque um dos professores que fez os contactos iniciais é português, mas reside e trabalha em Macau”, conclui a docente.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar