11 dezembro, 2012

Alunos do IPB podem fazer doutoramento em León

Para captar mais alunos dos Países de Língua e Expressão Portuguesa (PALOP), da América Latina e do Oriente o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Universidade de León (Espanha) assinaram, na segunda-feira, um protocolo de cooperação estratégica que permite aos estudantes frequentar programas de doutoramento na instituição de ensino do país vizinho.
Muitos alunos que vêm estudar para Bragança oriundos dos PALOP e da América Latina procuram cursos na área da exploração de recursos mineiros, uma oferta que o IPB ainda não disponibiliza, mas que através do acordo com a universidade espanhola, os estudantes podem frequentar. A Universidade de León é uma das que em Espanha mais aposta nestes saberes. “Não queremos que seja pela falta de quadros que o setor mineiro não se desenvolve na região”, explicou Sobrinho Teixeira, presidente do IPB.
Desta forma dá-se mais um passo para a aproximação entre Trás os Montes e aquela região espanhola. A ligação entre Bragança e León não é apenas ao nível do ensino superior, uma vez que o município tem defendido esta aproximação entre as duas cidades, reivindicando a construção de uma auto-via.
Os politécnicos não podem, ainda, conferir o grau de doutor mas podem associar-se a universidades para o fazer, pelo que este protocolo tem uma importância fundamental. “Muitos dos nossos alunos estão em mestrado e gostariam de continuar os estudos de doutoramento. Assim vai haver uma conexão entre os mestrados do IPB e os doutoramentos da Universidade de León para que os alunos não necessitem de fazer os créditos excedentários”, deu conta Sobrinho Teixeira.
Os estudantes de ambas as instituições vão ter ao dispor um leque mais vasto de formações. Na prática a oferta formativa vai ser, quase, “como sendo de uma única instituição”, realçou. Os estudantes podem estar parte do tempo em Bragança e outra parte em León. Os docentes do IPB farão parte da bolsa de docentes da instituição espanhola. “Isto cabe no projeto de internacionalização do IPB, na afirmação que tem conseguido em Angola, no Brasil e São Tomé”, acrescentou Sobrinho Teixeira. Esta possibilidade confere uma vantagem estratégica ao politécnico brigantino. Também vai ser feito um esforço para conseguir estágios para os alunos.
O protocolo já está em marcha, através de um doutoramento na área do Envelhecimento para os alunos da Escola Superior de Saúde. Também o reitor da Universidade de León, José Angel Alonso, vês vantagens nesta cooperação, que considera ser “apenas o começo” de um maior entendimento no futuro. “É uma vantagem competitiva para abordar novos mercados e complementarmos na oferta educativa”, justificou.

Publicado em 'Mensageiro Bragança'.

2 comentários:

  1. IPB assina protocolo com Universidade de Leon


    O instituto politécnico de Bragança, assinou um protocolo com a Universidade de Leon, que vai permitir reforçar a oferta formativa das instituições.

    O objectivo é uma "parceria estratégica entre as duas instituições", explica o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, desta forma " ultrapassa a desvantagem de os politécnicos portugueses não poderem dar doutoramentos, desta forma os nossos alunos que queiram continuar os estudos podem fazê-lo com os nossos parceiros sem ter que fazer créditos excedentários".
    Este protocolo vai abranger as "áreas das ciências agrárias formação de professores e saúde sem esquecer a área das minas" como salientou o responsável.
    Para o reitor da Universidade de Leon, José Angel Alonso, este protocolo vai "permitir mais vantagens competitivas para abordar novos mercados, porque fora portas só é conhecida a Universidade de Salamanca"
    Esta é, segundo os responsáveis uma "aliança estratégica que vai beneficiar não só na formação dos estudantes para também na criação de trabalho entre as duas regiões" fronteiriças.
    O primeiro doutoramento será na área do envelhecimento activo, um tema que há três anos é desenvolvido na Escola Superior de Saúde de Bragança

    em RBA

    ResponderEliminar
  2. IPB unido à Universidade de Léon

    O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) associou-se à Universidade de Léon, em Espanha, para poder orientar doutoramentos.
    A legislação portuguesa não permite aos politécnicos conceder o grau de doutor, mas em associação com outras instituições podem contribuir para a formação.
    Nesse sentido, o IPB assinou um acordo com a universidade espanhola. “Nós temos muitos alunos que acabam aqui o mestrado e que gostariam de continuar os estudos ao nível do doutoramento e com este acordo estabelece-se aqui uma ligação entre os mestrados do IPB e os doutoramentos da Universidade de Léon e dessa forma os nossos alunos não precisam de fazer os créditos excedentários exigidos ou faz apenas alguns” explica o presidente do IPB.
    Além disso, este acordo representa uma vantagem estratégica para a instituição de ensino no âmbito da internacionalização. “No espaço da ibero-america haverá vantagens para a universidade porque os alunos daqui oriundos podem ficar parte do tempo em Bragança”, refere Sobrinho Teixeira, acrescentando que “os nossos docentes podem ser orientadores dos doutoramentos”.
    Por outro lado, “vamos com seguir oferecer aos países de expressão portuguesa, onde já temos alguma afirmação, a possibilidade de fazer o mestrado no IPB que pode ter seguimento de doutoramento na Universidade de Léon”, afirma.
    Para o reitor da Universidade de León esta é também a grande vantagem do acordo.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar