19 dezembro, 2012

Alunos do primeiro ciclo vão ter aulas de mandarim em Bragança

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), João Sobrinho Teixeira, disse hoje em Macau que os alunos do primeiro ciclo do ensino básico desta cidade vão ter aulas de mandarim a partir do ano letivo de 2013/2014.
"Temos um projeto emblemático para iniciar o mandarim logo na primeira classe, no primeiro ano do ensino básico, para os alunos com seis anos", disse João Sobrinho Teixeira, à margem de um fórum em Macau.
O projeto de ensino da língua chinesa, segundo João Sobrinho Teixeira, vai resultar de uma parceria que envolve o Politécnico, a Câmara Municipal de Bragança, e a Universidade de Pequim em Zhuhai (Beijing Normal University at Zhuhai- BNUZ).
Depois de um período experimental de um mês e meio, a partir de junho, as aulas de mandarim iniciar-se-ão efetivamente em setembro, com um professor que será destacado por aquela universidade chinesa para Bragança.
"Esperamos que, com este embrião, Bragança se comece a afirmar como núcleo da cultura chinesa e da língua chinesa, na região do interior de Portugal e na região vizinha com Espanha", sublinhou, ao referir que estão a ser ultimados os detalhes com os parceiros em Zhuhai, região adjacente a Macau.
Antes da deslocação a Macau, João Sobrinho Teixeira esteve na semana passada em Pequim para a celebração de um acordo com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai) - a primeira universidade chinesa a abrir uma licenciatura de português em 1961 - com vista ao intercâmbio e aperfeiçoamento da língua portuguesa dos alunos chineses.
O novo acordo com Bewai deverá elevar o número de universitários chineses em Bragança, atualmente estimados em quase meia centena proveniente das universidades chinesas de Guangdong e de Nanjing, sobretudo dos cursos de português e jornalismo.
"Penso que começa a haver aqui uma cada vez maior consolidação entre Portugal e a China. Os politécnicos de Portugal pretendem ser um elo de ligação entre os países europeus e sobretudo os países de expressão portuguesa, e o Instituto Politécnico de Macau tem sido uma instituição charneira" nesse processo, disse.
Numa cidade "com cerca de 25 mil habitantes, o Instituto Politécnico de Bragança tem 7,5 mil alunos, dos quais cerca de mil são internacionais", sublinhou.
O responsável explicou também que foi estabelecida uma parceria com a autarquia, que incluiu a candidatura a fundos europeus para a recuperação de casas do centro histórico destinadas ao alojamento de alunos estrangeiros.
"Há ali uma pequena cidade cosmopolita, que permite aos alunos chineses, o contacto não só com os alunos portugueses, mas com alunos dos países de expressão portuguesa e alunos europeus", afirmou.
O IPB inaugurou a 15 de outubro o Centro de Língua e Cultura Chinesas, um projeto que Sobrinho Teixeira descreveu como "pioneiro".
"É um espaço próprio da Universidade de Pequim em Zhuhai aberto para o politécnico e para a região, e que irá fazer traduções e divulgar a cultura chinesa não só em Bragança, mas em todos os municípios da região", afirmou.
O centro deverá também ajudar "na facilitação de negócios entre os empresários de ambas as regiões", concluiu.

Publicado em 'i'.

1 comentário:

  1. Bragança: crianças vão aprender mandarim na escola
    Projeto resulta na parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança, a Câmara Municipal e a Universidade de Pequim em Zhuhai, na China

    Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico de Bragança vão ter aulas de mandarim a partir do próximo ano letivo, avançou esta terça-feira, em Macau, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

    De acordo com a agência Lusa, o projeto de ensino da língua chinesa vai resultar de uma parceria entre o Politécnico, a Câmara Municipal de Bragança e a Universidade de Pequim em Zhuhai, China.

    O presidente do Politécnico, João Sobrinho Teixeira, em citação da agência Lusa, espera que desta forma a cidade de Bragança comece a se afirmar como núcleo da cultura e língua chinesa, na região do interior de Portugal e na região vizinha com Espanha.

    As aulas de mandarim iniciam-se em setembro de 2013, depois de um período experimental de mês e meio, que inicia em junho.

    em TVI24

    ResponderEliminar