24 setembro, 2014

Investigador do IPB ganha prémio internacional


Trabalho sobre valorização de produtos tradicionais vence primeiro prémio na Irlanda
Valorizar três produtos tradicionais num único produto inovador. A ideia foi defendida pelo investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Ricardo Malheiro, na Academia de Verão de Empreendedorismo em Tralee, na Irlanda, que lhe valeu o primeiro prémio.
Ricardo Malheiro é estudante de doutoramento da Universidade do Porto e desenvolve a sua actividade no Centro de Investigação de Montanha do IPB. Para esta iniciativa desenvolveu um trabalho de valorização dos produtos tradicionais, que alia o pão, as alcaparras e o azeite. “É uma valorização de três em um, ou seja três produtos regionais, como sendo o pão, a azeitona, nomeadamente as alcaparras, um produto típico da região, e o azeite de Trás-os-Montes, tentar produzir um produto regional com esses produtos”, explica o investigador premiado.
Este novo produto vai agora ser desenvolvido em laboratório pelo IPB em parceria com uma empresa local do ramo da panificação.
“Vamos ver como reage o mercado ao produto e temos também que ver a durabilidade do produto, mas a meu ver será um produto com potencial de mercado”, realça Ricardo Malheiro.
O investigador lembra que Trás-os-Montes tem as alcaparras típicas e também azeites de excelente qualidade, que ganham prémios internacionais, e por isso acredita no sucesso de aliar estes produtos ao pão.

Publicado em 'Jornal do Nordeste'.

1 comentário:

  1. Investigador do IPB ganha prémio internacional
    Um investigador do Instituto Politécnico de Bragança lançou a ideia de produzir um produto inovador à base de pão, azeite e azeitonas da região.
    Ricardo Malheiro apresentou esta ideia na Academia de Verão de Empreendedorismo, na Irlanda, e valeu-lhe o primeiro prémio.Este novo produto vai agora ser desenvolvido em laboratório pelo IPB em parceria com uma empresa local do ramo da panificação.“É uma valorização de três em um, ou seja três produtos regionais, como sendo o pão, a azeitona, nomeadamente as alcaparras, um produto típico da região, e o azeite de Trás-os-Montes, tentar produzir um produto regional com esses produtos. “Vamos ver como reage o mercado ao produto e temos também que ver a durabilidade do produto, mas a meu ver será um produto com potencial de mercado ”, explica o investigador premiado.

    Este trabalho, que venceu na categoria da investigação para apoiar empresários locais, insere-se no projecto europeu TRADEITE, que pretende transferir conhecimentos e tecnologia para as empresas.O IPB acolhe um dos nove centros instalados nos 19 parceiros europeus, sendo o único em Portugal.A responsável pelo projecto em Bragança, Elsa Ramalhosa, assegura que o objectivo é criar uma rede para apoiar as pequenas e médias empresas da região.“É um projecto em que se espera criar uma rede de colaboração e cooperação entre Pequenas e Médias Empresas (PME`s) do sector tradicional, das áreas da panificação, das carnes, por exemplo dos enchidos, e dos lacticínios, por exemplo queijarias”, explica a responsável pelo projecto em Bragança, Elsa Ramalhosa.O IPB já contactou cerca de 40 empresas de Trás-os-Montes para participar neste projecto.

    O primeiro workshop, sobre Qualidade e Segurança Alimentar, está marcado para 10 de Outubro, em Bragança.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar