12 setembro, 2014

Observatório para estudar realidade da região

O Instituto Politécnico de Bragança vai criar um Observatório para desenvolver estudos económicos e sociais para a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.
O objectivo dos nove municípios que integram a CIM é conhecer os números reais para delinearem estratégias adequadas ao desenvolvimento da região. O presidente da CIM de Trás-os-Montes, Américo Pereira, não tem dúvidas que esta parceria com o IPB é fundamental para delinear um plano de trabalho.“Para nos poder fornecer números reais e perfeitamente actualizados sobre determinados factores que são fundamentais não só para estabelecer estratégias, mas também para redefinir estratégias. Nós precisamos de saber por exemplo quais são os dados reais em relação à agricultura, ao desemprego, a determinados produtos quais são os números em relação à produção e à procura”, adianta o autarca.
Américo Pereira assegura que é necessária uma actualização permanente dos dados que caracterizam a economia da região.“Se nós queremos pensar o nosso território em termos regionais teremos que ter uma entidade local que nos faça uma actualização permanente de todos estes dados. Por exemplo em termos de desenvolvimento rural e turístico sem termos o número exacto de camas e sem sabermos qual é o tipo de turistas que nos procura e sem sabermos o que é que as pessoas mais desejam não podemos estabelecer uma estratégica condizente com aquilo que se pretende. De maneira que esses números actualizados e reais são absolutamente fundamentais”, sublinha Américo Pereira.
A CIM de Trás-os-Montes a estabelecer uma parceria com o IPB para a criação de um Observatório Económico e Social do Território, que vai ajudar os municípios a delinear planos de trabalho adequados às necessidades da região.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário