12 setembro, 2014

Oferta em cursos internacionais no IPB vai duplicar em 2015


O sucesso com a captação de alunos estrangeiros para frequentarem cursos internacionais no Instituto Politécnico de Bragança vai levar a um aumento da oferta formativa nestes moldes, que no próximo ano deverá mesmo duplicar.
Luís Pais, vice-presidente da instituição, adianta que a decisão já foi discutida internamente e deverá mesmo avançar no próximo ano letivo. “IPB já é conhecido no país. Tem uma vasta experiência na receção de alunos internacionais, do programa Erasmus e em cooperação com países de expressão portuguesa, o que representa um envio e uma receção de quase mil alunos por ano. De há uns anos para cá, o IPB começou a apostar numa outra vertente, a da oferta de cursos na língua inglesa, para captar alunos não só do mercado da língua portuguesa mas alunos europeus ou de fora da Europa que queiram estudar connosco. Neste momento temos uma oferta não muito larga mas que estamos a alargar. Temos um curso de licenciatura, que é um curso europeu e integralmente lecionado em inglês. Para além dos alunos portugueses através do sistema nacional de acesso, que entram sabendo que é um curso internacional, o que significa que o segundo ano é obrigatoriamente passado numa instituição europeia. Alargámos agora esse curso para outros alunos de fora da União Europeia. Temos, agora, dois cursos de mestrado lecionados integralmente na língua inglesa, que é o mestrado em Engenharia Química e o mestrado em Engenharia Biotecnológica. Este ano tivemos ainda mais candidatos. Obviamente que os cursos de mestrado têm uma dimensão menor mas irão funcionar já este ano com candidatos internacionais, aos quais se juntam os alunos portugueses, que entendem que é uma mais valia não só ter o mestrado mas tê-lo em inglês, porque abre outras portas e os habitua a comunicar em inglês e lhes permite ter um contacto com colegas internacionais”, revelou Luís Pais ao Mensageiro.
A licenciatura em inglês é a de Negócios Internacionais e a procura tem sido superior às vagas disponíveis. “Temos recebido muitas candidaturas, algumas de dentro da Europa, outras de fora. Estamos a tratar dos vistos e pensamos que irá ser uma turma verdadeiramente mundial. Recebemos mais de 50 candidaturas de alunos internacionais para esse curso, com 40 vagas disponíveis. Vamos começar o curso brevemente. Pensamos que será necessariamente um sucesso”, resume. “Desses, tivemos a entrada de nove alunos do concurso nacional de acesso português. Temos também alunos interessados nas vagas para detentores dos cursos de especialização tecnológica. Tudo o resto são alunos internacionais, desde espanhóis até aos PALOP, africanos que não são de expressão portuguesa, nomeadamente da Nigéria, de Marrocos, da Índia”, adianta o mesmo responsável.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário