11 junho, 2015

ESACT garante mestrado de marketing turístico


 “É um dos marcos da escola, porque o objetivo do instituto foi fazer da EsACT uma escola com identidade científica, pedagógica e académica”, declarações do presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no anúncio público da aprovação do mestrado em marketing turístico, na passada quarta-feira, em Mirandela.
A criação deste Mestrado “é o corolário de um trabalho de maturação da ESACT que merece ser festejado”, acrescenta Sobrinho Teixeira que faz questão de sublinhar que a obtenção destes mestrados “passa por critérios muito rigorosos por parte da agência de acreditação”.
Também o director da EsACT, entende que esta candidatura tem plena justificação. “Há alguma falta de recursos humanos qualificados para fazerem um papel adequado na área do turismo. E também é fundamental promover-se de forma integrada a região”, refere Luís Pires. Já o autarca de Mirandela não tem dúvidas das mais-valias para o concelho, mas também para a região, com o início deste Mestrado. “Existem áreas que podem ter mais potencial de emprego e uma delas é a turística”, adianta António Branco, que entende existir um défice enorme no que diz respeito a operadores turísticos.
“Falamos muito que a região tem capacidade de receber e até temos boas unidades de boa qualidade, mas os operadores turísticos são os tradicionais as agências de viagem que pertencem a redes nacionais e um ou outra empresa de animação turística”, afirma.
No próximo ano lectivo, a ESACT de Mirandela passa a ter o mestrado em administração autárquica, com 25 vagas, e o de marketing turístico, com 15 vagas.
E já serão lecionados no novo edifício, que vai custar 5 milhões de euros, suportados, em 85 por cento, por fundos comunitários e os restantes 15 por cento são assegurados pelo Município. Segundo António Branco, as obras “ficam prontas até ao final do mês”.
Atualmente, a ESACT tem cerca de mil alunos a frequentar os oito cursos da instituição de ensino superior.

Técnicos da câmara vão aprender Mandarim
A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela já possibilita, há quatro anos, a aprendizagem da língua chinesa aos cerca de 200 alunos do curso de Turismo, e a partir do próximo ano letivo, passa a dar essa possibilidade aos técnicos do setor, da autarquia, sem qualquer encargo.
Nesse sentido, foi assinado um protocolo entre o IPB e a Câmara Municipal de Mirandela. O autarca recorda que “já existe na cidade uma comunidade interessante de empresários chineses e que começam a ser realizadas exportações para aquele País”.
António Branco espera poder alargar o ensino desta língua aos colaboradores municipais, aos empresários e até aos alunos do 1.º Ciclo.

Publicado em 'Mirandela'.

Sem comentários:

Enviar um comentário