09 outubro, 2015

Ensino superior é uma realidade em Valpaços

O ensino superior é já uma realidade no concelho de Valpaços. O curso Técnico Superior Profissional de Viticultura e Enologia tem 25 alunos inscritos e o ano lectivo arrancou esta segunda-feira, 5 de Outubro.
Teve lugar no auditório da Casa do Vinho a cerimónia de início do ano lectivo 2015/2016, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.
No dia que ficou marcado pelo concretizar de um objectivo há muito esperado pelo executivo municipal, Francisco Pavão, Presidente da CVRTM – Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, parabenizou o Município Valpacense e o IPB – Instituto Politécnico de Bragança – pela parceria e objectivo alcançado, estando certo que o curso “vai melhorar o sector no concelho e na região”.
Albino Bento, director da Escola Superior Agrária do IPB, também se mostrou satisfeito pelo curso que tem como base lectiva 20 horas semanais, com quatro horas diárias, durante o período da tarde. “É um curso muito específico para quem se quer dedicar ao sector, que abrange uma formação muito completa”, referiu, apresentado João Verdial como coordenador do Curso Técnico Superior Profissional de Viticultura e Enologia, em Valpaços.
João Sobrinho Teixeira, Presidente do IPB, enalteceu a aposta arrojada do Município liderado por Amílcar Almeida na concretização do curso, parabenizando todos os envolvidos. O responsável falou da instituição, que está entre as melhores do país, e que o leccionar do curso em Valpaços pode ser “um motor para atenuar as diferenças regionais”.
Da parte da Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins, Arnaldo Mourão mostrou disponibilidade total da parte daquela instituição para que o início do ensino superior na cidade decorra da melhor forma.
Amílcar Almeida não podia estar mais satisfeito por mais uma “batalha ganha”. “Hoje é um dia histórico para Valpaços. Recebemos o ensino superior e num sector que tanto nos diz. Temos feito tudo em prol do sector primário, nomeadamente no sector vitivinícola e aqui está mais uma prova”. Além de elencar uma série de iniciativas levadas a cabo nesse sentido pelo executivo camarário desde que tomou posse, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços levantou o véu a outros projectos que estão em cima da mesa no que toca a formação e falou do aproveitamento de outras instalações públicas ao serviço dos mesmos.
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma nova formação com duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio numa empresa. São cursos de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, que conferem o Diploma de Técnico Superior Profissional.
Os alunos que frequentem estes cursos têm a mesma oferta e vantagens que os estudantes de uma licenciatura ou mestrado nomeadamente ao nível da acção social e da obtenção de bolsas.
A nova formação permite o desenvolvimento de competências técnicas específicas para iniciar uma actividade profissional. A integração em contexto de trabalho é feita de imediato, através do estágio, o que representa um maior potencial de empregabilidade.
Valpaços, um concelho por excelência dedicado à produção de vinho de qualidade, recebe, assim, um curso que tem em conta a realidade da região. Uma aposta no futuro com vista a fixar população, criar dinamismo económico e maior qualidade de vida.
As aulas têm lugar na Casa do Vinho, em Valpaços.

Publicado em 'Município de Valpaços'.

Sem comentários:

Enviar um comentário