29 outubro, 2015

Alunos de todo o país debatem dietética e nutrição em Bragança


Bragança acolhe até domingo o III Encontro Nacional de Estudantes de Dietética e Nutrição.
Mais de 100 alunos e especialistas de vários pontos do país, reúnem-se para discutir alimentação saudável em workshops e conferências sobre alimentação saudável.
Gere o Teu ADN – Arte da Dietética e Nutrição foi o tema escolhido para o encontro organizado por estudantes de Bragança.
“Achámos interessante trazer esta experiência para Bragança. Escolhemos este tema e falamos de como podemos gerir e o que pode influenciar o nosso ADN relativamente a dietética e nutrição”, como explica Sara Ribeiro, da organização.
Numa altura em que surgem alertas da Organização Mundial de Saúde acerca do perigo de carne processada provocar cancro, a directora da Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa), Helena Pimentel, não fica surpreendida com a informação. “Este comunicado não traz novidade nenhuma, mas como vem desta organização acaba por ser ouvido de forma diferente, na verdade já sabíamos disto”, frisa. A responsável espera, no entanto, que a OMS possa “lembrar-se dos produtos da região que são muito saudáveis nomeadamente a castanha e cogumelos, que do ponto de vista nutricional as evidências científicas mostram que são muito alimentos importantes para uma alimentação saudável, no caso dos cogumelos justamente substituindo a proteína animal”.
O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, espera que o papel da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSa possa passar por investigar formas de incluir os vários produtos típicos de Trás-os-Montes numa dieta saudável: “Penso que há um caminho que o nosso curso pode fazer, que passa por valorizar os produtos que são bons para a saúde e, por outro lado, ensinar a melhor forma de saborear os produtos genuínos e típicos acarretando o menor mal possível para a saúde”, salienta.
Um desafio deixado a estudantes e alunos no início do terceiro Encontro Nacional de Estudantes de Dietética e Nutrição, que este ano acontece em Bragança. A iniciativa começou ontem e decorre até domingo.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário