17 fevereiro, 2009

Biomecânica com mais investigadores

“Há cada vez um maior número de investigadores a produzir cientificamente nas áreas da biomecânica, como a biomecânica ortopédica, orofacial, desportiva, tendo estas sofrido um grande impulso”, adiantou Paulo Piloto, no decorrer do 3º Congresso Nacional de Biomecânica, que se realizou em Bragança, na passada semana.
O membro da comissão organizadora acrescentou que “desde o segundo encontro para este fomos confrontados com um crescimento de produção científica de cerca de 86 por cento, o que reflecte o interesse dos temas abordados”. A biomecânica é uma área científica de uma especialidade recente em Portugal, a engenharia biomédica, possibilitando a ponte entre a engenharia e a medicina. Apesar de ser uma área científica em crescimento, no que diz respeito a Portugal, segundo Paulo Piloto, ainda existe “um atraso de 40 anos em relação aos Estados Unidos”, pelo que as instituições de ensino superior “têm que dar o exemplo e puxar pela ciência do país”. “Em 2005 havia quatro instituições de ensino com cursos de engenharia biomédica. Neste momento existem dez, o que quer dizer que o país está a reagir como deve reagir, através do ensino superior”, referiu.
Quanto à realização de um congresso nacional da área em Bragança, o professor considera importante, justificando que se trata do reconhecimento nacional do trabalho científico que tem sido desenvolvido no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). “Existe um número recente de investigadores aqui no instituto que se dedicam a esta área e que conseguem mobilizar o país para que seja feita aqui esta reunião, o que para nós é um motivo de orgulho”, explicou. “Há poucos profissionais formados nesta especialidade, portanto, para os alunos do IPB, é uma oportunidade muito boa e resulta do facto de a instituição estar atenta à necessidade e à estratégia que o país tem que seguir”, concluiu.
No congresso estiveram presentes cerca de 200 pessoas inscritas, de diversas áreas da medicina e engenharia, quer nacionais, quer internacionais, sendo apresentadas 149 publicações.

Publicado em 'Mensageiro Notícias'.

1 comentário:

  1. IPB na vanguarda da ciência

    O trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em áreas científicas foi reconhecido com a realização do 3º Congresso Nacional de Biomecânica, que reuniu em Bragança, nos passados dias 11 e 12, cerca de 200 médicos, cientistas, especialistas e alunos de todo o País, Europa e América – Latina.

    Sendo uma área relativamente recente, Portugal tem desenvolvido esforços no que toca a trabalhos e investigação na Biomecânica. “Fomos confrontados com o crescimento da produção científica em cerca de 86 por cento, o que reflecte o interesse nos temas abordados aqui”, explicou Paulo Piloto, do IPB.
    A par do trabalho concretizado por cientistas e profissionais, também as diversas instituições de ensino superior têm apostado na criação de cursos ligados à Biomecânica.
    “Em algumas especialidades, Portugal tem um atraso de 40 anos em relação aos Estados Unidos e compete às instituições de ensino superior orientarem o País para que se recupere essa diferença”, acrescentou o responsável.
    Segundo o docente, em 2005 só existiam quatro estabelecimentos de ensino superior a leccionar Engenharia Biomédica. “Actualmente, já há dez instituições, o que mostra que o País está a responder bem e que têm que ser estas instituições a puxar pela ciência do País”, salientou Paulo Piloto.
    Contudo, e apesar da aposta neste tipo de cursos, ainda há poucos profissionais formados nesta especialidade. “Para os alunos do IPB é uma oportunidade muito boa e resulta do facto da instituição estar atenta às necessidades e do País. É o reconhecimento nacional do trabalho científico que está a ser feito na instituição”, assevera o docente.

    ResponderEliminar