04 fevereiro, 2009

IPB aposta em plataforma de emprego

Instituição vai aliar-se a Espanha, França, Eslovénia e Polónia para facilitar a entrada no mercado
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai criar numa plataforma virtual de emprego, para facilitar a entrada no mercado de trabalho aos futuros licenciados. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Sobrinho Teixeira, durante as cerimónias do aniversário, que decorreram na passada quarta-feira.
Os 26 anos do IPB foram assinalados pela divulgação de novos projectos, que vão impulsionar o Politécnico a nível nacional e internacional. A plataforma virtual de emprego, um projecto de 2 milhões de euros candidatado a fundos do Interreg, vai marcar uma nova etapa na instituição.
Sobrinho Teixeira realça que garantir a empregabilidade dos futuros licenciados no estrangeiro é uma aposta que vai ser alargada e cimentada com a criação da plataforma virtual. Este projecto vai envolver o IPB, instituições de ensino superior de Espanha, França, Eslovénia e Polónia. “Vamos trabalhar com escolas em situação de fronteira, como a nossa, mas localizadas em regiões mais industrializadas, que têm um grande capital de empregabilidade para os nossos alunos”, realçou Sobrinho Teixeira.
Ao nível da formação, o IPB procura aumentar o número de mestrados já no próximo ano. Gerontologia, Saúde e Engenharia Civil são as áreas privilegiadas na lista de novos mestrados submetida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“Neste momento, o instituto tem mais de 500 alunos em mestrados. Temos 26 mestrados, mas alguns deles só vão entrar em funcionamento no próximo ano”, salientou o responsável.
Com cerca de 6700 alunos, 187 doutores, mais de 40 licenciaturas e 19 cursos de especialização tecnológica, o IPB é uma instituição em franco crescimento.
Neste sentido, Sobrinho Teixeira recorda as obras que vão ser levadas a cabo durante este ano para adequar as diferentes escolas aos novos desafios. “Ao todo vão ser investidos mais de 2 milhões de euros, que nos foram atribuídos para adaptar a maioria dos edifícios”, acrescentou Sobrinho Teixeira.
A par dos trabalhos de requalificação das escolas de Saúde e Tecnologia, vai ser remodelado o edifício da PT, em Mirandela, para anular o bloco B, cedido pela Câmara Municipal, visto que não tem condições pedagógicas para os estudantes. “É uma situação provisória, até porque vou continuar a debater-me pela construção de uma nova escola”, defendeu Sobrinho Teixeira.

Publicado em 'Jornal Nordeste' de 03-02-2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário