11 fevereiro, 2009

IPB descentraliza formação em Cuidados Intensivos

Escola Superior de Saúde de Bragança acolhe pós-graduação pioneira a nível nacional
23 médicos e enfermeiros de todo o País deslocam-se todas as semanas a Bragança para participarem na pós- graduação em Emergência em Cuidados Intensivos. Trata-se de uma formação pioneira a nível nacional, que reúne profissionais de saúde oriundos de diversas localidades, desde o Algarve até Miranda do Douro.
No início do segundo semestre, o coordenador da Comissão Científica da Pós-graduação, Domingos Fernandes, faz um balanço positivo desta iniciativa e realça a qualidade da formação. “Temos profissionais que são os melhores em determinadas áreas. A maioria dos formadores são intensivistas e é em temáticas específicas que vêm dar o seu contributo ”, enfatiza o médico coordenador.
Através desta pós-graduação, a Escola Superior de Saúde de Bragança conseguiu descentralizar a formação, na sua maioria concentrada em Lisboa, Porto e Coimbra.
“A direcção desta escola está sempre muito atenta às necessidades da formação dos nossos profissionais. A nível nacional não há formação pós-licenciatura na área da Emergência dos Cuidados Intensivos, daí nós pensarmos numa pós-graduação nesta área”, realçou a coordenadora pedagógica da pós-graduação, Matilde Martins.
Na óptica da responsável, a reestruturação dos serviços de Saúde, com o encerramento de algumas urgências e com a implementação das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), também justificam esta formação.
Com final marcado para o próximo mês de Julho, esta pós-graduação vai contribuir para o enriquecimento das competências profissionais de médicos e enfermeiros. “Os profissionais vão ter uma curva de crescimento bastante significativa. Penso que tanto do ponto de vista teórico, como na componente prática, ficarão mais habilitados na área dos Cuidados Intensivos”, concluiu Domingos Fernandes.

Publicado no 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário